Se a noção de que humanos em algum dia vão para órbita em uma corda super resistente de nanofibras de carbono parece loucura, então você vai amar as últimas notícias relacionadas ao assunto: nosso futuro elevador espacial pode ter um cabo feito de diamante.

Grafeno pode ser uma das substâncias mais comentadas na ciência atualmente, mas durante o ano passado, a comunidade científica trabalhou bastante em cima de um outro material baseado em carbono: nanofios de diamante, que consistem em cristais de carbono que são tão fortes quanto um diamante.



Para ser justo, ainda não sabemos se os nanofios de diamante merecem toda a atenção que estão tendo — eles só foram produzidos em um laboratório da Universidade Penn State e ainda não são claras as condições de como seria a produção em massa dessas fibras brilhantes. Há ainda uma preocupação de que esses nanofios de diamante vão se tornando frágeis com o tempo, o que provavelmente colocaria nosso cabo espacial de mais de 18 km em xeque.

modelomolecular

Modelo molecular de um nanofio de diamante. Bolas pretas representam átomos de carbono, enquanto as rosas são de hidrogênio. Crédito da imagem: John Badding Lab/ Penn State University.

No entanto, um estudo recente de modelagem feito por uma equipe da Universidade de Queensland mostra que quando defeitos moleculares são inseridos repetidamente em uma estrutura de anel de benzeno de um nano fio de diamante, a fibra se torna altamente maleável. Com a formulação molecular correta, os pesquisadores sugerem que os nanofios de diamante podem ser “ideais para a criação de nano-arquiteturas tridimensionais extremamente fortes.”

Se esses novos modelos estão corretos, este material pode abrir novas possibilidades em todos os tipos de aplicações, da nanotecnologia aos eletrônicos, e talvez elevadores espaciais. Diamonds in the sky? Ainda é uma fantasia, Rihanna. Diamantes nos transportando para o céu? Deve demorar, mas vamos manter nossa cabeça aberta a essa possibilidade.

[Leia uma pré-impressão do estudo em arXiv h/t MIT Tech Review]