_iPhone

Notas de teste: a velocidade dos apps no iPhone 4

 No dia a dia, a diferença de velocidade entre o iPhone 4 e o iPhone 3GS não é assim tão gritante. Mas e em aplicativos e jogos mais pesados? O iPhone 4 deixa o 3GS comendo poeira, e é quase tão rápido quanto o iPad.

No dia a dia, a diferença de velocidade entre o iPhone 4 e o iPhone 3GS não é assim tão gritante. Mas e em aplicativos e jogos mais pesados? O iPhone 4 deixa o 3GS comendo poeira, e é quase tão rápido quanto o iPad.

Quando nós usamos aplicativos básicos – Notas, Calendarário, Temperatura etc – a performance do iPhone 4 e do 3GS é praticamente a mesma. O iPhone 4 é mais suave – mover-se entre as páginas é mais sensível – mas não é algo notavelmente diferente.

Mas rode aplicativos intensos e jogos como Plants Vs Zombies e você perceberá a verdadeira melhoria de performance. Ele deixa o 3GS para trás. O iPhone 4 (do lado direito) carregou o Plant vs Zombies antes do iPhone 3GS (do lado esquerdo) começar o loading. Com outras apps como o Epicurious, a história se repetiu. O 3GS não chega nem perto.

A melhor comparação para o iPhone 4 é com o iPad. Já que ambos usam o mesmo processador A4, não é surpresa para ninguém que eles tenham uma performance muito parecida. Veja quão veloz e certeiros os dois são para determinar localização. Sim, o iPad ainda passa a sensação de ser um pouco mais rápido – sair de aplicativos é mais veloz, deslizar pelas páginas é mais suave – mas pensando apenas na performance de aplicativos, o iPhone 4 está lado a lado com o iPad, normalmente ficando apenas um ou dois segundos atrás.

Levando em consideração que o iPhone 3GS era um dos celulares mais velozes do mercado, a velocidade que o iPhone 4 tem é bem interessante. E comparado ao peso-pesado iPad, o peso-pena iPhone 4 não vacila. O fato do iPhone 4 ter o iOS 4 e o iPad ter ainda o iOS 3.2 é provavelmente a razão principal para essa diferença mínima, ou seja, nós devemos ver um cenário diferente quando o iPad receber a nova ver~soa, mas, por enquanto, quando os usuários de iPad pensarem em mudança de velocidade e tamanho quando usarem o iPhone 4, eles na verdade terão de imaginar uma mudança lateral, pelo menos no quesito performance. 

Sair da versão mobile