Na semana passada, o chefe de estratégia de desempenho da Intel publicou um vídeo de um notebook com a nova placa gráfica integrada da Intel, a XE, rodando Battlefield 5 surpreendentemente sem problemas. Nesta terça (23), a Acer embarcou na onda e anunciou um dos primeiros laptops com o novo componente.

Com apenas 1,5 centímetro de espessura e pesando apenas 1 quilograma, o Swift 5 de 14 polegadas da Acer parece bastante portátil para um computador que oferece como opções a placa de vídeo integrada XE, da Intel, ou a dedicada Mx350, da Nvidia. E com um preço inicial de US$ 1.000, o Swift 5 também não deve ser um rombo no seu orçamento.



Mas a grande questão é que, se a placa XE cumprir as promessas que a Intel vem fazendo, isso pode significar você poderá jogar games AAA em um notebook leve e fino, sem precisar de uma placa de vídeo dedicada, que é cara e acaba com a bateria.

De certa forma, essa é uma busca antiga das placas integradas, mas até agora, empresas como Intel e AMD (e, futuramente, pode ser que a Apple também se junte à lista) nunca foram capazes de fazer isso acontecer.

Foto: Acer

Deixando um pouco de lado a placa de vídeo, o Swift 5 parece um ser pacote bem projetado. Ele também oferece várias opções de CPUs Intel de 10ª geração, até 16GB de RAM e uma seleção de SSDs M.2 PCIe.

O Swift 5 também conta com uma seleção saudável de portas, incluindo duas USB-A, uma USB-C e até uma HDMI de tamanho normal. Isso significa que você poderá levar o notebook para outros lugares sem precisar se preocupar com um dongle para ligar em projetores, TVs ou monitores.

O Swift 5 também possui um pequeno leitor de impressão digital que fica próximo às teclas de seta e funciona com o Windows Hello.

A esse preço, a única especificação que fica devendo é o brilho da touchscreen FullHD de 14 polegadas, que atinge apenas 300 nits. Embora isso seja mais do que suficiente para o uso interno normal, significa que você pode ter problemas para enxergar ao ar livre, o que é uma pena para um notebook pensado para ser usado em qualquer lugar.

Felizmente, o Swift 5 apresenta molduras relativamente finas, que oferecem uma proporção de tela para corpo de cerca de 90%. Assim fica mais fácil de perdoar o brilho medíocre um pouco.

Foto: Acer

Portanto, embora o Swift 5 possa não ser o novo laptop mais emocionante ou poderoso do mercado, ele parece ter um custo-benefício muito bom. Se essa nova GPU integrada XE realmente tiver o mesmo desempenho que a Intel diz, ele pode ser uma máquina portátil e poderosa.

O Acer Swift 5 deve chegar às lojas dos EUA em outubro. Não há previsão para venda no Brasil.