A linha superfina dos notebooks Vaio da Sony foi anunciada hoje: o X-Series é feito de fibra de carbono, tem tela de 11,1 polegadas e apenas 14mm de espessura, pesando só 680 gramas, metade do peso do MacBook Air. Além disso, a Sony promete uma duração de bateria absurdamente grande. Mas o Vaio X pode ser mais um netbook que notebook: ele provavelmente tem um processador Atom.

Por fora, o Sony Vaio X parece ser bom o suficiente para segurar nos meus braços o dia inteiro, e o teclado, esse teclado parece bom demais. Mas por dentro, não sabemos muita coisa. No site NetbookNews, parece que o Vaio X tem processador Intel Atom, e esperam que seja a próxima geração (Pineview) da CPU, mas não nos surpreenderia se a Sony oferecesse a versão ULV. De um jeito ou de outro, a CPU consome pouca energia: a Sony promete duração de bateria muito grande; mas, pelo vídeo abaixo, parece que a bateria não é removível.

Para ver como o Vaio X é magro, o Adamo da Dell tem 16mm de espessura e pesa 1,8kg, enquanto o MacBook Air é um balofo com seus 19mm de gordura e 1,4kg — se bem que estes dois têm tela de 13 polegadas, contra as 11,1" do Vaio X.

Seria típico da Sony cobrar uma fortuna por este bebê de 650g, mas acho que não será tão caro quanto alguns possam esperar: parece que a Sony quer entrar no mercado de ultraportáteis de baixo custo. Nossas fontes dizem que o Vaio X será lançado em outubro com Windows 7. [Engadget e NetbookNews]