Isso mesmo: o laptop com a nova BIOS da Phoenix boota o Windows 7, não um mini-Linux como o Splashtop. E é um boot completo: o Windows 7 não estava em hibernação. Impressionante! E boa parte da velocidade vem de ligar os dispositivos do laptop (disco rígido, portas etc.) em apenas um segundo. Veja:

A Instant Boot BIOS da Phoenix é baseada em UEFI, o que significa que ela consegue ligar os dispositivos do laptop simultaneamente para conseguir fazê-lo em apenas um segundo. BIOS comuns, usadas na maioria dos notebooks atualmente, ligam cada dispositivo por vez. Por isso que demora até dez segundos até que o sistema operacional tenha a chance de ser carregado.

Nesta demonstração do fórum de desenvolvedores da Intel, um Lenovo T400s chega até a área de trabalho do Windows 7, pronto para ser usado, em cerca de 10 segundos. Também ajuda o fato do laptop possuir um drive SSD e a instalação do Windows 7 ser limpa e sem programas inúteis da fabricante.

A Phoenix diz que pode reduzir ainda mais o tempo de boot com ajustes específicos para cada laptop. A empresa não disse se grandes fabricantes já adquiriram a tecnologia, mas acredito que logo vão comprá-la. Esperar o laptop ligar é uma inconveniência com a qual nos acostumamos, mas eu pagaria um pouco a mais pra tornar isso uma coisa do passado. [LAPTOP Magazine e GottaBeMobile]