_Streaming

Nova comédia com Leonardo DiCaprio tira sarro da astronomia

“Não Olhe Para Cima”, produção da Netflix, chega ao streaming no dia 24 de dezembro, mas estreia nos cinemas na quarta-feira, dia 8

Não Olhe Para Cima

Imagem: Divulgação/Netflix

E tem mais uma comédia nas pistas! Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio estão juntos na mais nova comédia da Netflix: “Não Olhe Para Cima”. O filme conta a história de dois astrônomos desconhecidos que tentam alertar a Terra sobre a aproximação de um cometa perigoso. 

A produção da Netflix chega à plataforma de streaming a 24 de dezembro, mas antes é possível vê-la nos cinemas — já a partir desta quarta-feira, dia 8. Com direção de Adam McKay, o longa reúne outros nomes de peso como Meryl Streep, Cate Blanchett e Timothée Chalamet.

Enredo

Don’t Look Up (título original) acompanha Randall Mindy (DiCaprio) e Kate Dibiasky (Lawrence), dois astrônomos que descobrem que um cometa orbitando dentro do sistema solar está em rota de colisão direta com a Terra. 

Auxiliados pelo Dr. Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall embarcam em uma turnê midiática para alertar a humanidade. Isso os leva ao escritório de Janie Orlean (Streep), a presidente dos EUA, e de seu filho Jason (Hill). Porém, a mensagem não é bem recebida pelas pessoas, que se mostram mais preocupadas com as redes sociais do que o fim do mundo.

Dirigido por Adam McKay (A Grande Aposta e Vice), o filme conta ainda com Cate Blanchett, Timothée Chalamet, Ariana Grande, Matthew Perry, Kid Cudi, Tyler Perry e Ron Perlman. O roteiro é assinado pelo próprio McKay.

Confira o trailer

Boas repercussões

As primeiras reações ao filme nas redes sociais — as críticas continuam sob embargo — são bastante positivas. Vários críticos de cinema descrevem “Não Olhem para Cima” como o melhor filme de Adam McKay e comparam-no a “Dr. Estranhoamor”, de Stanley Kubrick, pela brilhante sátira que faz à sociedade. 

A comédia está a ser descrita como extremamente divertida e os papéis dos atores estão a ser elogiados. Há vários especialistas a apontar que poderá ser um dos fortes candidatos aos próximos Óscares ou Globos de Ouro, entre outros prémios.

Mesmo que Adam McKay, diretor e roteirista do filme, tenha escrito o longa antes mesmo da pandemia, os acontecimentos dele fazem um paralelo com a atualidade. Isso porque as questões abordadas no filme sempre estiveram presentes em nossa sociedade. 

A premissa de “Não Olhe Para Cima” é desesperadora por si só: “Conta a história de dois astrônomos que participam de uma gigantesca cobertura de imprensa para alertar a humanidade sobre a aproximação de um cometa que destruirá a Terra”, diz a sinopse oficial.

Em crítica, a Variety destaca: “Se o filme tivesse sido lançado em 2019, eu provavelmente teria seguido sua premissa geral – que, quando confrontada com uma emergência de extinção, nossa espécie não está equipada para se unir e resolver problemas. Mas não preciso lembrar que passamos coletivamente os últimos dois anos lidando com outro desastre, COVID-19, e embora a situação tenha se tornado muito do comportamento que McKay retrata (enriquecendo bilionários, negando a ciência), a pandemia também mostrou a capacidade da humanidade de se concentrar em um objetivo comum, de desenvolver uma vacina em tempo recorde e de transmitir uma política de máscaras que salvam vidas em escala global”. 

O longa, baseado em “possíveis acontecimentos verdadeiros”, como o próprio slogan diz, nos traz uma amostra de como a humanidade reage às más notícias. Antes disso, no mundo real, tivemos uma amostra dessa reação com a pandemia da Covid-19, com muitas pessoas duvidando da gravidade do vírus e questionando a necessidade das vacinas. 

A Variety ainda explica: “Então, talvez não estejamos tão desesperados quanto McKay sugere, mesmo que algumas das piadas do filme sejam sequências de acrobacias que testemunhamos na política recente. O título do filme, por exemplo, alude aos avestruzes entre nós – aqueles cuja estratégia para ignorar a crescente bola de fogo no céu é simplesmente “não olhe para cima”. 

“Isso faz de Don’t Look Up um tipo diferente de filme de desastre, onde a ameaça não é o que está por vir, mas o estado de coisas como eles estão agora”, completa a revista.

Sair da versão mobile