_Ciência

Nova expedição inspecionará os destroços do Titanic

A empresa está planejando narrar a deterioração do naufrágio. Para isso, há câmeras de alta definição e equipamento de sonar multifeixe.

Imagem: Wikimedia Commons

O Titanic, que chegou ao fundo do oceano em abril de 1912, está em estado de decadência. Esta semana, uma empresa de exploração pode lançar uma expedição para examinar o estado atual do naufrágio.

A OceanGate Expeditions já havia causado sensação no ano passado por anunciar que os clientes pagantes poderiam visitar os destroços desembolsando mais de US$ 100 mil. Haverá três pessoas em cada viagem a bordo do navio OceanGate, um submersível de fibra de carbono e titânio chamado Titan.

Existem muitos dilemas legais e éticos em torno dos naufrágios, que podem conter artefatos valiosos, mas também são túmulos. A 3810 metros abaixo da superfície, o Titanic não é diferente de muitos desses navios, apesar da fama, que o tornou assunto para conversas sobre conservação: alguns acreditam que os objetos devem ser recuperados, embora tal operação seja complexa e cara. Porém, a equipe OceanGate está planejando narrar a deterioração do naufrágio.

“O oceano está o levando, e precisamos documentar antes que tudo desapareça ou se torne irreconhecível”, disse Stockton Rush, presidente do OceanGate, à AP. Além dos habitantes do fundo do mar  que se alimentam do aço e de outros materiais que constituíam a embarcação, fortes e inconstantes correntes oceânicas há muito impedem que o navio seja de outra forma abrigado na lama do fundo do oceano Atlântico. Por 109 anos, os destroços resistiram a esses perigos, mas o tempo está cobrando seu preço. “Em algum momento era de se esperar que a grade da proa, que é muito icônica, desabasse”, disse Rush.

Algumas partes icônicas do navio há muito se foram, como a grande escadaria. Mas outros, como o mastro de 30 metros, ruiu desde a descoberta do naufrágio. O convés de popa caiu e até mesmo a visão assustadora da banheira do capitão EJ Smith se perdeu, quando um colapso de estibordo em 2019 destruiu os aposentos dos oficiais.

A banheira do Capitão Smith.

Os instrumentos do Titan incluem câmeras de alta definição e equipamento de sonar multifeixe, disse Rush, o que permitirá à empresa entender melhor o campo de destroços do navio, a ecologia e a progressão de sua degradação. Os membros pagantes da tripulação do Titan também operarão o equipamento de sonar e realizarão outras tarefas de pesquisa. Biólogos e arqueólogos marinhos estão envolvidos na expedição OceanGate e provavelmente contribuirão para os objetivos científicos da missão.

O Titanic há muito nos fascina com uma história de tragédia humana, arrogância e os limites de nossas tecnologias em face da natureza. Mais de 5 mil artefatos foram retirados dos destroços e alguns vendidos de forma controversa. Em 2016, o maior proprietário dos artefatos do Titanic faliu, e vários grupos licitaram pela propriedade dos objetos, incluindo um envolvendo James Cameron. Um grupo de investimentos, incluindo a firma de private equity Apollo, acabou roubando os artefatos por US $ 19,5 milhões. As esperanças de recuperar mais destroços sofreram um golpe forte no ano passado, quando uma empresa de salvamento que queria recuperar a máquina de telégrafo do navio foi rejeitada por advogados do governo dos Estados Unidos, que disse que a obra violaria uma lei federal e um pacto com a Grã-Bretanha, de onde o navio partiu.

Sair da versão mobile