O Google está liberando um recurso que pode ajudar usuários a manterem sua privacidade online. A ferramenta facilita pedidos pela remoção de informações pessoais das páginas de resultado de pesquisa.
A função foi anunciada em maio, durante o Google I/O. No evento, a gigante da tecnologia afirmou que a possibilidade de retirar conteúdos dos resultados de pesquisa seria liberada dentro de alguns meses. Nesta semana, ela começa a chegar aos primeiros países.
No menu perfil do usuário no Google é possível acessar a opção “resultados sobre você”, onde há instruções de como remover as “informações de identificação pessoal”, que incluem dados como CPF, número de telefone, e-mail, informações bancárias e imagens de documentos pessoais.
Não para por aí. Os usuários poderão usar uma ferramenta para retirar informações resultado de pesquisa. Para remover é preciso ir até o menu de três pontos no canto superior direito na página e selecionar “remover resultado”. Depois disso, o usuário vai precisar escolher uma justificativa para a retirada do conteúdo.
Embora o recurso seja muito útil, a remoção não é feita de forma imediata. A solicitação demora um tempo para ser analisada pelo Google. Durante o período de verificação, o usuário pode será notificado sempre que houver uma nova atualização.
Inicialmente, o recurso está disponível apenas nos Estados Unidos e alguns países da Europa. Ele deve ser liberado gradativamente em outras regiões em breve.