_Eletrônicos

Nova linha de TVs Panasonic Viera: bela imagem com pequenas novidades

A Panasonic apostou muitas das suas fichas da CES 2013 em TVs: 32 modelos, metade de LED, metade de Plasma, foram revelados há pouco em apresentação realizada em Las Vegas. Gabando-se de ser pioneira nas Smart TVs e responsável por levar à sala de estar coisas como YouTube e Skype, a Panasonic quis, em 2013, […]

A Panasonic apostou muitas das suas fichas da CES 2013 em TVs: 32 modelos, metade de LED, metade de Plasma, foram revelados há pouco em apresentação realizada em Las Vegas.

Gabando-se de ser pioneira nas Smart TVs e responsável por levar à sala de estar coisas como YouTube e Skype, a Panasonic quis, em 2013, personalizar a experiência de ver TV.

O recurso mais alardeado é o My Home Screen, uma personalização dos apps, canais, widgets e recursos da TV para cada membro da família — uma câmera acoplada no topo de alguns modelos identifica quem está na sala e alterna para a sua tela inicial. Ainda precisamos ver como isto funciona quando mais de uma pessoa estiver no recinto.

Outra novidade é o Swype & Share 2.0. Ele já existe (na versão 1.0) na linha 2012 de TVs Viera e, em resumo, permite mandar para a telona conteúdo que estiver na telinha — no caso, smartphones e tablets iOS ou Android –, o que é bem legal. A versão 2.0 passa a permitir também o caminho de volta, ou seja, receber da TV conteúdo que fora mandado para ela anteriormente, inclusive por outros dispositivos que não os seus.

Mas por que eu mandaria uma foto para a TV, para depois compartilhar com meus amigos? Porque a TV vem com uma stylus gigante, a Touch Pen. Com ela, você pode escrever ou desenhar em fotos, para que os seus amigos baixem as fotos modificadas. Uhm, isso não parece muito útil, Panasonic.

A Panasonic deu atenção à acessibilidade nas novas TVs, com o Voice Guidance, que verbaliza conteúdo textual que é exibido na TV, e o Voice Interaction, interação por voz, com pesquisa embutida, através de um microfone presente no controle remoto, que parece muito grande.

As novas séries de TVs são: WT60, DT60, ET60, E60, EM60, XM6 e B6 (todas LED e Full HD, com exceção dos modelos de 32″ das duas últimas, que são 720p), e ZT60, VT60, ST60 (modelos plasma Full HD). Ironia fina: a VT60 foi anunciada no mesmo dia em que ganhamos, no Brasil, o modelo anterior, a VT50.

Por enquanto, nada de TVs 4K, mas a Panasonic sugere que pode anunciar algo do tipo na conferência de amanhã.

Além das telonas, a Panasonic também mostrou (bem rapidamente) produtos de outras categorias, como áudio e câmeras fotográficas. A empresa anunciou uma nova linha de câmeras compactas Lumix (modelos ZS30, TS5, LZ30, XS1 e SZ3), todas com Wi-Fi e NFC; e um novo dock com saída de som wireless para tablets (modelo SC-NP10).

O mais curioso, no entanto, é um novo headset wireless com condução óssea do som (RP-BTGS10). Ele fica fora do seu ouvido e emite os sons com vibrações que se movem pelo crânio até o nervo auditivo. Ou seja, você pode ouvir música enquanto escuta o mundo ao seu redor.

O dock sai, lá fora, em abril; o headset, no “outono” (nossa primavera) em várias cores. As câmeras não ganharam data de lançamento. [Panasonic]

Sair da versão mobile