_Tecnologia

Enfim a memória RAM do seu smartphone será tão rápida quanto a de PCs

A Samsung acaba de anunciar a produção em massa de um novo tipo de memória para smartphones e tablets, que vai finalmente trazer o desempenho da RAM no seu computador para dispositivos móveis. Trata-se de fabricar memória LPDDR3 em arquitetura de 20 nanômetros. O que isso significa? Que ela é rápida. Ela pode transmitir dados […]

A Samsung acaba de anunciar a produção em massa de um novo tipo de memória para smartphones e tablets, que vai finalmente trazer o desempenho da RAM no seu computador para dispositivos móveis.

Trata-se de fabricar memória LPDDR3 em arquitetura de 20 nanômetros. O que isso significa? Que ela é rápida.

Ela pode transmitir dados a até 2133 Mbps por pino. Isso é o dobro do padrão anterior, usado até em smartphones high-end, e permite transmitir três vídeos em full-HD – 17GB! – em apenas um segundo.

Smartphones recentes, como o Galaxy S4 e Optimus G Pro, já usam memória DDR3, mas ainda é a arquitetura de 30nm. A nova RAM, além de ser mais rápida, é mais eficiente: como o chip é menor, ele supostamente consome até 20% menos energia.

Ainda é possível espremer 2GB em um só chip com apenas 0,8mm de altura. Ele deve chegar na próxima geração de smartphones no ano que vem, trazendo uma grande diferença no desempenho. [Engadget]

Sair da versão mobile