O Facebook está apresentando uma nova forma de ler o Feed de Notícias, passando o controle da prioridade dos posts que aparecem na timeline — seja de pessoas ou páginas — para o usuário.

O Feed de Notícias ainda mostrará conteúdo baseado no que o algoritmo do Facebook acredita ser mais interessante para você dentro das opções “mais recentes” e “principais histórias”, com as postagens mais relevantes (segundo o algoritmo do Facebook), mas as novas preferências do Feed de Notícias permitem que o próprio usuário classifique o que aparece primeiro na timeline. “Você é o único que realmente sabe o que é mais significante para você e é por isso que queremos lhe dar mais formas de controlar o que você vê”, explica Jacob Frantz, gerente de produto do Facebook.

newsfeed_preferences_seefirst

As novas preferências permitem ao usuário priorizar quais amigos e quais páginas ele quer ver primeiro no feed — desta forma, se ele priorizar os amigos A e B, e as páginas X e Y, as novas histórias dessas contas sempre aparecerão antes de qualquer outra postagem no Feed de Notícias. Assim, você nunca irá perder um post de alguma página ou amigo que priorizou. O restante das histórias aparecerá normalmente após as postagens priorizadas.

newsfeed_preferences_follow_unfollow

Além de permitir priorizar posts, as novas preferências oferecem algumas listas úteis: de pessoas e páginas que você deixou de seguir, por exemplo. Pode ser útil para quem se irritou muito com as últimas eleições e saiu dando unfollow em todo mundo — talvez você nem se lembre quem deixou de seguir e essa lista é uma ótima e prática opção para reavaliar quem você pode voltar a seguir. Ei, já passou, talvez esteja, sim, na hora de voltar a ver as histórias daquele seu tio.

Existe também uma lista de pessoas e páginas que você segue — talvez você esteja seguindo algo que nem se lembrava ou que já deixou de gostar. É uma ótima forma de manter o controle da sua conta.

As novas preferências ainda não são exatamente um controle total — e dificilmente serão — já que os algoritmos continuam presentes, mas é bom ter um pouco (mesmo que um pouquinho) mais de controle no que queremos ver.

As novas opções do Feed de Notícias estão em Opções > Preferências do Feed de Notícias. A novidade começa a chegar hoje para os usuários do app no iOS e nas próximas semanas para Android e desktop.