Vamos confessar, ninguém quer lembrar que navegador existe e sim acessar os melhores conteúdos sem precisar pensar nele. Para deixar os sites em primeiro lugar, e não mais o navegador, o Internet Explorer 9 oferece dois novos recursos ao internauta: a caixa única de endereços, chamada de One Box (já falamos dela aqui), e as abas. Aí você se pergunta? Abas podem ser inovadoras? Sem dúvida!

Organizar múltiplas páginas da web abertas simultamente em abas todo navegador faz. O Internet Explorer 9, para Windows 7 ou Vista, permite organizar melhor a sua experiência na web: as abas podem ficar ao lado ou abaixo da One Box, dependendo do seu gosto (o ajuste da posição é feito com um clique apenas), deixando mais – ou menos – espaço para a barra de navegação. Dá para remover uma aba e transformá-la em uma janela independente, ou fechá-la direto na… aba!

ie9onebox2

A página inicial de uma nova janela também facilita o uso das abas. Como o Internet Explorer 9 se importa com a experiência (rápida!) do usuário, os sites mais visitados aparecem ali, em pequenos “tijolinhos” em miniatura. Clicou, navegou.

Mas o recurso mais importante das abas no Internet Explorer 9 é interno e se refere ao desempenho e segurança do navegador e se chama “isolamento de abas”. Cada site aberto no navegador é visto pelo sistema operacional (Windows 7 ou Vista) como um processo individual. Assim, se uma delas travar, o navegador todo não “cai”, fechando tudo: somente a aba afetada pode ser fechada. Desse modo, sua navegação na web fica cada vez mais completa e livre de interrupções desnecessárias.

E, claro, sempre que usar computadores públicos para acessar a internet, o modo de navegação InPrivate protege seus dados pessoais de ficarem gravados na máquina. Para experimentar o novo Internet Explorer 9, entre em www.internetexplorer9.com.br.