Nova tecnologia de condensação captura água potável através do escapamento de um motor diesel

Nós já vimos vários conceitos projetados para diminuir a sobrecarga física de ser membro das forças armadas – fuzileiros navais usando estações portáteis de energia renovável, roupas que podem recarregar rádios e aparelhos GPS. Mas não há muito sendo feito em relação à água potável, uma das maiores e ainda assim mais críticas necessidades do […]

Nós já vimos vários conceitos projetados para diminuir a sobrecarga física de ser membro das forças armadas – fuzileiros navais usando estações portáteis de energia renovável, roupas que podem recarregar rádios e aparelhos GPS. Mas não há muito sendo feito em relação à água potável, uma das maiores e ainda assim mais críticas necessidades do campo de batalha. Agora o Laboratório Nacional de Oak Ridge pode ter uma solução que pode ajudar a diminuir o problema da água.

Um novo processo de condensação captura água ao queimar combustível diesel, e é tão eficiente que ela pode teoricamente produzir um galão de água a partir de um galão de diesel, usando materiais leves. Como bônus, o processo também remove contaminação, então cerca de 65 a 85 por cento daquela água pode ser recuperada para se tornar água potável ou outros usos.

O sistema também pode ser usado para outras aplicações, como capturar vapor do exaustor de usinas ou até mesmo adicionar peso para uma nova geração de dirigíveis para ajuda-los a pousar, informa o The Register.

O truque é uma nova membrana inorgânica que usa ação capilar para condensar a água do escapamento do motor diesel. O exaustor do motor diesel passa por uma série de tubos de cerâmica que contém poros microscópicos. Os poros sugam o vapor de água, que passa para o outro lado. A MSNBC explica o processo com mais detalhes.

Obter água a partir da condensação não é uma ideia nova, claro, assim como a noção de conseguir água a partir de combustível gasto também não é. As forças armadas já tinha rejeitado a ideia porque era necessário resfriar o exaustor para que a água pudesse condensar, tornando-se volumoso e pesado. Mas esse sistema captura moléculas da água mesmo em sua forma de vapor, não necessitando gastar mais energia no processo.

Os militares precisam de cerca de sete galões de água por dia para beber e outros fins, o que requer transportar a água para postos remotos e no processo expor as pessoas envolvidas a bombas caseiras e outros perigos. Captar água a partir de combustível, especialmente com uma taxa de eficiência tão alta, poderia servir para resolver dois problemas de uma vez, reduzindo o número de viagens. [The Register, Cosmic Log Créditos da Imagem: Marinha dos Estados Unidos/Wikimedia Commons]

Popular Science é o seu portal para o futuro. Falando sobre o que é novo e o que vem por aí no mundo da ciência e da tecnologia, nós mostramos o futuro hoje.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas