_Câmeras

Nova tecnologia de sensor de imagem captura fotos melhores sem usar silício

Basicamente, todo sensor de imagem digital usa um fotodiodo de silício para capturar luz. Mas pesquisadores da Panasonic e Fujifilm criaram uma nova tecnologia de sensor, que usa uma camada orgânica no lugar do silício – e testes iniciais mostram que isto traz um avanço notável para a fotografia. A nova tecnologia do sensor CMOS orgânico está […]

Basicamente, todo sensor de imagem digital usa um fotodiodo de silício para capturar luz. Mas pesquisadores da Panasonic e Fujifilm criaram uma nova tecnologia de sensor, que usa uma camada orgânica no lugar do silício – e testes iniciais mostram que isto traz um avanço notável para a fotografia.

A nova tecnologia do sensor CMOS orgânico está sendo apresentada no Simpósio 2013 na VLSI Technology em Kyoto, Japão.

Em resumo, a tecnologia usa uma camada orgânica, em vez de um fotodiodo, para converter a luz recebida em eletricidade. Esta é uma simplificação; eis como o sensor proposto muda a arquitetura do sensor:

Como a imagem ilustra, o design da nova camada sensível à luz tem 1/7 da largura da estrutura convencional, e deixa uma área muito maior exposta à luz.

Em termos de qualidade de imagem, isso significa grande alcance dinâmico (HDR) e sensibilidade de luz melhorada. A imagem abaixo, tirada do estudo, ilustra os benefícios do alcance dinâmico melhorado:

Sensores com HDR conseguem capturar uma diferença maior entre valores de luz e escuridão em uma cena. De acordo com cálculos da SLR Lounge, o novo sensor tem 29,2 f-stops de alcance dinâmico, contra 15,3 na Nikon D800E, que atualmente tem o melhor alcance de qualquer câmera disponível comercialmente. (O alcance dinâmico é calculado em escala logarítmica, mas sem entrar em detalhes, vamos apenas dizer que é um baita avanço.)

Isso parece ótimo! Mas, por enquanto, é mais difícil de implementar, e não há nenhum método comercial para fabricar novos sensores como este. Agora, está nas mãos das empresas descobrir como implementar essa tecnologia, que segundo Panasonic e Fujifilm pode ser usada em tudo, desde câmeras de segurança, modelos point-and-shoot e até mesmo no seu smartphone. [Fujifilm via SLR Lounge via PetaPixel]

Imagem de topo via Steys/Flickr

Sair da versão mobile