_Apple

Novas TVs da Samsung terão suporte a iTunes e Air Play 2, sinalizando mudança de estratégia da Apple

Em uma decisão que pode sinalizar uma grande mudança em sua maneira de fazer negócios, a gigante da tecnologia Apple tornará as bibliotecas de filmes e programas de TV do iTunes acessíveis nas smart TVs da Samsung feitas a partir de 2018 e 2019, anunciaram as duas empresas no domingo (6). A parceria também trará […]

Mark Lennihan/AP

Em uma decisão que pode sinalizar uma grande mudança em sua maneira de fazer negócios, a gigante da tecnologia Apple tornará as bibliotecas de filmes e programas de TV do iTunes acessíveis nas smart TVs da Samsung feitas a partir de 2018 e 2019, anunciaram as duas empresas no domingo (6). A parceria também trará suporte ao AirPlay 2, que permite que os usuários transmitam mídia diretamente de um dispositivo Apple para uma Apple TV ou outro dispositivo compatível, para os modelos de TV em questão.

Como apontou a emissora CNBC, Samsung e Apple são concorrentes no mercado de smartphones há muito tempo, mesmo que a empresa da maçã dependa da Samsung para os principais componentes de seus produtos — e segundo o Verge, exceto por PCs Windows, essa é “a primeira vez que a Apple permite que dispositivos de terceiros acessem sua biblioteca de vídeos”.

Acompanhe nossa cobertura da CES 2019

Embora seja um distanciamento da forma como a Apple fez negócios no passado, a companhia se deparou recentemente com problemas (e uma queda relâmpago nas ações), com os clientes atualizando menos seus smartphones e se mostrando relutantes em pagar por seus preços cada vez maiores. Portanto, a empresa está tentando reforçar sua divisão de serviços, iniciativa que inclui um serviço de streaming ainda não anunciado. A CNBC escreveu:

Nos últimos dois anos, a Apple vem dando mais importância ao seu negócio de serviços, que continua crescendo enquanto as vendas de iPhone se estabilizam. O CEO da Apple, Tim Cook, disse na semana passada que os serviços geraram US$ 10,8 bilhões no primeiro trimestre fiscal e que a Apple planeja dobrar o tamanho de seu negócio de serviços de 2016 para 2020.

Se a Apple espera competir com empresas como a Netflix por clientes que maratonam séries, vender mais Apple TVs talvez não seja mesmo o suficiente.

Crédito: Samsung

No comunicado de imprensa da Samsung, o vice-presidente sênior de Software e Serviços de Internet da Apple, Eddy Cue, diz: “Estamos ansiosos para trazer a experiência de iTunes e AirPlay 2 para ainda mais clientes ao redor do mundo através das smart TVs da Samsung, para que os usuários de iPhone, iPad e Mac tenham mais uma maneira de aproveitar todo seu conteúdo favorito na maior tela da sua casa”.

A Apple, que recentemente tem reforçado ainda mais sua imagem de “gigante da tecnologia que não vai vender seus dados”, disse ao Verge que os recursos nativos da Samsung de rastreamento de anúncios não conseguirão extrair nenhum dado do cliente do aplicativo iTunes projetado para as smart TVs.

No final do ano passado, também foi relatado que os modelos de 2019 da Samsung também ofereceriam suporte ao Google Assistente, fornecendo outra opção além do assistente Bixby embutido que a Samsung coloca em suas TVs inteligentes.

[CNBC/The Verge]

Sair da versão mobile