Nada dura para sempre, nem a chuva fria de novembro. Ou quase nada, já que o sucesso do Guns N’ Roses parece permanecer intacto. “November Rain”, da trupe de Axl Rose, Slash e companhia, se tornou na última semana o primeiro videoclipe lançado antes do YouTube a atingir a impressionante marca de um bilhão de visualizações.

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Lançado em 1992, o vídeo é o mais visto dos anos 90. Logo depois dele, vêm “Zombie”, do Cranberries, com 738 milhões de visualizações, e “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana. A banda também detém a marca do clipe mais tocado dos anos 80 na plataforma, com “Sweet Child O’ Mine” e 692 visualizações.

“November Rain” tem outras estatísticas que chamam a atenção. Em 2017, o vídeo obteve uma média de 560 mil visualizações por dia. E, como era de se esperar, a audiência sobe bastante no mês de novembro — uma alta de 41%, no ano passado. Nada mal para uma obra que teve um dos maiores orçamentos de todos os tempos: US$ 1,5 milhão.

O Brasil também se destaca nesses números. O país é o segundo na lista de visualizações, com 69 milhões, atrás apenas dos EUA, que contribuíram com 89 milhões.

Mesmo assim, a marca ainda é modesta quando comparada aos vídeos lançados no próprio YouTube. “November Rain” não entra nem no top 100 de vídeos mais vistos da plataforma. O 100º colocado, “Somebody That I Used To Know”, do cantor Gotye, tem 1,08 bilhão de visualizações. O vídeo mais visto de todos os tempos é “Despacito”, hit de 2017 de Luis Fonsi e Daddy Yankee.

Como todo mundo precisa de um tempo sozinho, tire 9 minutos e 16 segundos para rever o vídeo, incluindo a icônica cena do solo de guitarra de Slash no meio do deserto.

[Forbes]