_Tecnologia

Novidade: agora você pode afinar o seu violão no Google

Tudo que você precisa para afinar seus instrumentos é um navegador e um microfone funcional.

Usuários já conseguiam usar o mecanismo de busca do Google para atividades como jogar Pac-Man, traduzir a caligrafia das pessoas e fazer um rolo de massa, por exemplo.

Agora, também será possível usar a ferramenta de busca para afinar seus instrumentos. O site Android Police foi o primeiro a descobrir a nova funcionalidade de afinação no buscador.

Para usar a opção os usuários só precisam digitar “google tuner” na barra de pesquisa. Esta não é a primeira vez que a empresa tenta ajudar as pessoas com o ajuste. Na verdade, o Google Assistente oferece um recurso semelhante desde 2017.

Mas, considerando como a Pesquisa do Google se tornou onipresente e como é fácil pesquisar uma frase, isso permitirá que qualquer pessoa com um navegador em qualquer dispositivo (com um microfone em funcionamento) possa praticar seu instrumento.

A estreia acontece em um momento bastante oportuno por parte do Google, que considerou que tocar guitarra se tornou um passatempo popular durante a pandemia de Covid-19 e investiu na ferramenta.

De acordo com uma pesquisa publicada no início desta semana em coautoria com a Fender, cerca de 16 milhões de pessoas aderiram ao instrumento no ano passado

É muito simples usar a ferramenta: tudo que você precisa fazer é ligar o microfone, e o mecanismo de busca o ajudará a dizer se você deve ajustar seu instrumento (ou voz) para cima ou para baixo. Então, talvez seja útil para aquecimentos vocais também.

Claro, o quão bem essa ferramenta funciona para você depende do microfone que você está usando. O Android Police relatou que alguns dispositivos, como o Galaxy Z Fold 3,não captavam sons a menos que fossem altos e tocassem diretamente no telefone.

No entanto, em um MacBook Air, é possível ter um bom retorno, mesmo estando mais distante do microfone.

De qualquer forma, esta é uma ferramenta bacana que certamente tornará o aprendizado das pessoas um pouco mais fácil.

Sair da versão mobile