_Microsoft

As novidades da próxima grande atualização do Windows 10

O pacote se chama Windows Anniversary Update, e trará melhorias no Edge e Cortana, maior suporte à caneta, e até uma parte do Linux rodando nativamente no sistema.

A Build 2016 está acontecendo agora mesmo, e a Microsoft revelou algumas das novidades que o Windows 10 ganhará no terceiro trimestre.

O pacote se chama Windows Anniversary Update, e trará melhorias no Edge e Cortana, maior suporte a caneta stylus, e até uma parte do Linux rodando nativamente no sistema.

A Cortana vai ficar mais esperta e mais integrada a outros apps. Ela analisa o conteúdo de e-mails (com sua permissão) para sugerir ações. Por exemplo, se você tiver uma reunião no horário do almoço, ela pode sugerir que você reserve uma mesa ou peça delivery.

A assistente até mesmo detecta recibos no seu e-mail e os insere em seu relatório de despesas para reembolso. Você também poderá dizer “enviar a Fulano o PowerPoint que eu editei na noite passada”, porque a Cortana saberá que você estava trabalhando em um documento específico em um determinado momento.

Desenvolvedores poderão configurar ações para a Cortana direto no código-fonte de seus aplicativos; e a assistente estará disponível na tela de bloqueio: basta dizer “Ei Cortana” para ativar uma experiência em tela cheia.

A Cortana também será integrada ao Skype de duas formas. Primeiro, ela conseguirá destacar pontos-chave nas mensagens e exibir cards com mais informações, como endereços e rotas.

Segundo, ela vai interagir com bots, permitindo reservar quartos de hotel, fazer compras, ou inserir compronissos na agenda. Empresas podem criar bots – o SDK foi aberto hoje – para ajudar seus clientes através de chat. No evento, vimos a Cortana repassando data e local para um bot do Westin Hotel.

A assistente também avisa se um amigo seu estiver na cidade para onde você está viajando, e envia uma mensagem pronta avisando isso a ele. (Vale notar que os bots do Skype funcionarão em vários sistemas operacionais, não apenas no Windows 10.)

A plataforma Windows Ink melhora o suporte a canetas stylus no Windows 10. Por exemplo, a Cortana consegue reconhecer lugares e horários para definir lembretes: escreva “Ligar para Fulano amanhã”, e a assistente adicionará o lembrete e entenderá o que significa “amanhã”.

No Mapas, você pode desenhar uma linha entre dois pontos e o aplicativo dá instruções de como ir de um ponto a outro. É possível até mesmo desenhar em montanhas 3D no Mapas e encontrar rotas para escalada.

Haverá suporte para uma régua no Adobe Illustrator CC: você pode usar um estêncil com toque e, em seguida, desenhar linhas retas com a caneta.

O PowerPoint também tem uma régua para desenhar linhas retas e para encaixar objetos ao lado dela, usando a caneta para fazer anotações. Além disso, ficou mais fácil realçar ou descartar texto com a caneta no Word Mobile.

Na build 14306, o navegador Microsoft Edge tem suporte a Windows Hello em sites, permitindo fazer login com o seu rosto ou impressão digital. Há também uma nova central de notificações, que a Microsoft ainda não detalhou.

E uma novidade que estávamos esperando: o Windows 10 rodará binários nativos do Ubuntu Linux. A Microsoft fez uma parceria com a Canonical para dar suporte a SSH, VT-100 e ao shell Bash, para facilitar a criação de aplicativos por desenvolvedores web. Este post de Scott Hanselman explica isso em mais detalhes.

Hoje o conversor de programas desktop (Win32/.NET), chamado Project Centennial, será enfim lançado. Ele foi anunciado na Build do ano passado, e permite ajustar softwares tradicionais para serem distribuídos na Loja do Windows.

Eles têm todos os recursos de um programa desktop comum, mas não acessam diretamente o Windows: por exemplo, o sistema de arquivos é virtualizado. Com isso, eles podem ser instalados e desinstalados facilmente, da mesma forma que apps no smartphone; e também podem usar APIs de apps universais, como blocos dinâmicos.

O conversor do Project Centennial já foi usado em jogos como Rise of the Tomb Raider, Killer Instinct, Gears of WarQuantum Break.

O Windows Anniversary Update também virá ao Xbox One, trazendo apps do Windows 10 para o console. Isso inclui até mesmo jogos antigos, como Age of Empires II HD – isso foi demonstrado com sucesso durante o evento.

Será fácil rodar apps de PCs no console, porque eles reconhecem os comandos do joystick e têm acesso a APIs de fala (permitindo inserir texto usando reconhecimento de voz). A loja de apps do Xbox One será integrada à loja do Windows 10.

Qualquer Xbox One vendido no varejo agora pode ser convertido em um console para desenvolvedores: basta instalar um app chamado “Dev Mode” – já disponível na Loja – e reiniciar.

O Xbox One também terá suporte à assistente Cortana, e a música em segundo plano. Mais novidades para o console serão anunciadas na feira E3 em junho.

O Windows 10 está instalado em 270 milhões de dispositivos (incluindo Xbox One), e parceiros de hardware lançaram mais de quinhentos gadgets com o sistema.

Ele teve a adoção mais rápida de qualquer outro sistema da Microsoft (o que envolveu algumas estratégias polêmicas). O Windows 10 continuará sendo distribuído de graça para usuários do Windows 7 e 8.1 até julho.

Atualizado às 15h05

Sair da versão mobile