Demorou, mas chegou: o Google traz uma nova versão do seu app de buscas para iPhone e iPad. “Mas por que usar um app?”, você diria. Bem, porque ele traz uma parte do Google Now a aparelhos com iOS.

O Google Now é um recurso que surgiu no Jelly Bean: ele responde suas perguntas feitas através de voz, e se integra ao Android para lhe trazer informações – do seu calendário e e-mail, por exemplo.

No iOS, o app do Google não pode se integrar ao sistema, mas responde muito bem suas perguntas: o pessoal do The Verge usou e gostou muito. Segundo eles, o app é bem rápido — mais do que a Siri —, reconhece bem a voz do usuário e retorna resultados com ótima precisão. Como diz o The Verge:

Enquanto a maioria das buscas traz simplesmente uma lista de resultados, há um pouco de Google Now neste app. Perguntar como está o tempo mostra uma interface semelhante à do Android 4.1, além de fazer o aplicativo ler as condições climáticas numa voz bem mais humana que a da Siri. Ele também lê resultados esportivos, informações de voo, cotação de ações e traduções.

Além disso, há um diferencial sensacional para nós, brasileiros: o app reconhece com precisão incrível nossa língua nativa. Fizemos uma série de testes aqui e a taxa de acerto é acima de 90%. Ou seja, o Google colocou dentro do iPhone um sistema de busca por voz que funciona em português, enquanto a Siri continua sem entender por que tudo junto é separado e separado é tudo junto. O único porém é que o app do Google entende muito bem, mas não conversa com você, como você vê no vídeo acima: não há a opção “falar as respostas” na língua portuguesa. Uma pena, pelo menos por enquanto.

Como era de se esperar, ele é integrado com o YouTube e o Google Maps: dá para procurar vídeos ou rotas por ele também. Não dá para substituir a Siri nos apps padrão do iOS, mas para quem prefere a busca de voz do Google, esta é uma alternativa bem interessante. Baixe o app aqui: [App Store via Google Blog via The Verge]