O Pan-STARRS, um novo telescópio de 1.4 gigapixels criado para encontrar asteroides, achou um potencialmente perigoso pedaço de pedra gigante vindo em direção a Terra. Mas, nós não precisamos nos preocupar muito: ele deverá chegar por aqui só em 2098.

Em outubro, o asteroide 2010 ST chegará depois de um passeio de mais de 6 milhões de quilômetros, mas isso é só o jeito que a gente abriria o trailer desse filme. O drama de verdade começa em 2098, já que existe uma pequena possibilidade de ele chegar por aqui com mais força do que uma simples cócegas. Na realidade, as chances de ele atingir a Terra são bem pequenas (e provavelmente só diminuirão com o passar do tempo), mas caso ele realmente chegue inteirão por aqui, ele causaria uma explosão equivalente a 20 bombas atômicas. Então, er, melhor torcermos para nada acontecer.

O lado bom da história é ver como o Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System (ou o Pan-STARRS) foi veloz para descobrir o asteroide (ele estava a mais de 32 milhões quilômetros de distância quando foi descoberto). É o único sistema no mundo capaz de descobrir um asteroide a essa distância. O Pan-STARRS tem apenas 3 meses de vida e este é o primeiro asteroide que ele encontra. Começou com o pé direito. [University of Hawaii via Pop Sci]