_Tecnologia

Novo celular tem o teclado exibido como imagem em cima da mesa

Patente da empresa chinesa Vivo sugere que o primeiro smartphone dobrável com teclado virtual 100% funcional pode estar mais perto do que imaginávamos

Os telefones dobráveis estão populares como nunca — a Samgung, com seu Galaxy Z Fold 3 e Flip 3, que o diga. Eles ainda não são perfeitos, mas são melhores que qualquer uma das tentativas anteriores de fazer um modelo do tipo.

Indo na esteira dos smartphones dobráveis e apostando alto nessa tecnologia, a fabricante chinesa Vivo registrou a patente de um smartphone dobrável hightec. Ele tem duas dobras, e poderia dispensar o teclado teclado convencional — uma solução inédita no mercado.

As informações foram reveladas pelo site LetsGoDigital, que teve acesso à patente do produto nesta terça-feira (30). O aparelho pretende tirar do campo das ideias um recurso revolucionário: um teclado virtual com projeção sensível à luz.

De acordo com as informações da patente, o celular terá tamanho parecido com o de um tablet quando desdobrado. Outro fato curioso é que o dispositivo substituirá as dobradiças tradicionais por um sistema telescópico, que orienta o movimento para abrir e fechar o aparelho.

Mas a pergunta que fica é: como será o teclado do telefone?

Os transceptores de sinal óptico serão integrados nas bordas inferiores do smartphone. Eles ser]ao capazes de detectar se a posição do smartphone é ou não, perfeitamente plana. Em caso negativo, um teclado virtual comum é exibido na tela. Quando o telefone estiver apoiado corretamente, luzes laterais projetarão o teclado.

Um video feito pela Technizo Concept, mostra como possivelmente será o design do telefone.

Ainda não há muitas informações sobre outros aspectos do aparelho — como suas câmeras, áudio, capacidade de memória e etc. O fato é que o primeiro celular dobrável realmente futurista parece estar mais perto do que nunca.

Sair da versão mobile