A prerenderização de páginas parece ser uma evolução natural do autocompletar. De acordo com o blog oficial do Google Chrome, “quando você começa a digitar na onmibox e a URL é completada automaticamente para um site que você muito provavelmente vai visitar, o Chrome prerenderiza a página para que ela apareça mais rápido – às vezes, até mesmo instantaneamente – logo quando você pressionar Enter.”

Esta é a tecnologia usada no Google Instant Pages, que prevê em qual link você vai clicar após fazer uma busca e prerenderiza a página antes mesmo que você clique. Você pode desativar o precarregamento em Menu > Opções/Preferências > Como funciona e, na seção “Privacidade”, desativando “Prever ações de rede para melhorar o desempenho do carregamento da página”.

E, para proteger seu sistema contra malware, o scanner de downloads do Chrome analisa qualquer arquivo executável (como .exe ou .msi) que você baixe, e verifica se ele está em uma whitelist. Se não estiver, o navegador verifica mais informações no Google – se o site de onde você está fazendo o download já causou problemas antes, por exemplo. Clique aqui para baixar o Chrome, ou vá em Menu > Sobre o Google Chrome e deixe-o atualizar para a versão 17 se neceessário. [Chrome Blog]