Neste domingo (19), a NASA lançou um documentário para celebrar as realizações de vários astronautas negros e negras. O lançamento aconteceu no dia do feriado nacional em que se comemora o fim da escravidão nos Estados Unidos.

O documentário tem 50 minutos e é intitulado “The Color Of Space”. Foi exibido na NASA TV e nos aplicativos oficiais. E pode ser assistido no YouTube neste link.

Em comunicado no site oficial, a agência espacial explica a natureza do projeto:

“Ancorando o documentário está uma conversa poderosa e instigante entre sete atuais e ex-astronautas negros, cada um dos quais foi selecionado para se tornar parte do corpo de astronautas da NASA e treinar para missões no espaço. Os atuais astronautas da NASA Stephanie Wilson, Victor Glover, Jeanette Epps, bem como os astronautas aposentados Leland Melvin, Bernard Harris, Robert Curbeam e Bobby Satcher, falaram sobre suas jornadas e suas motivações em um painel apresentado pela diretora do Centro Espacial Johnson da NASA, Vanessa Wyche, a primeira mulher negra a liderar um centro da NASA.”

Eles ainda deixam claro o compromisso da instituição com a diversidade e o desejo de enviar em breve a primeira mulher e a primeira pessoa negra à superfície lunar.

O documentário possui gravações de conversas entre os astronautas e alunos do ensino médio, além de alunos matriculados em faculdades e universidades historicamente negras.

Os astronautas conversaram com os alunos sobre o caminho único alcançado pelos exploradores negros na NASA, ofereceram histórias pessoais de esperança e resiliência e deram conselhos à futura geração de cientistas, engenheiros e exploradores.

Também possui imagens raras de arquivo e entrevistas com Guion ‘Guy’ Bluford, o primeiro homem negro no espaço; Charlie Bolden, astronauta aposentado e primeiro administrador negro da NASA; os ex-astronautas Alvin Drew e Joan Higginbotham; e Ed Dwight, o primeiro candidato a astronauta afro-americano da América.

Você pode assistir o documentário no canal oficial da NASA no YouTube: