A versão final do novo Edge, que agora usará o Chromium como base, ainda não tem data de lançamento. Mesmo assim, vimos pela primeira vez seu logotipo neste fim de semana. O ícone redesenhado estava escondido nas últimas versões de teste do navegador da Microsoft.

O desafio final para liberar o novo logo incluía um minigame de surf, o que é bem apropriado ao design inspirado em ondas. O jogo foi inspirado no clássico SkiFree, que vinha no Windows dos anos 90.

Apesar de ainda lembrar a letra “e”, o novo logotipo descarta qualquer elemento que possa remeter ao antigo Internet Explorer e à sua má fama.

Desta vez, a Microsoft dispensou a letra “e” sem serifa e sem o anel que a orbitava. A tentativa de se distanciar de seu passado com um estilo minimalista foi tão ousada que o resultado final parece mais como o filho de um “e” com um “c”. Acho que isso faz algum sentido, já que é a junção do Chromium com o Edge.

Alguns usuários compararam o novo ícone com o de outro navegador, o Firefox da Mozilla. Algumas pessoas determinadas a trazer de volta memes amaldiçoados também acharam ele parecido com um Tide POD.

Seja como for e o que quer que você lembre ao olhar para ele, o novo logotipo é bastante necessário para a nova versão do navegador da Microsoft, que já tem quase cinco anos de idade. Em dezembro do ano passado, começamos a ouvir rumores de que a Microsoft estava deixando de lado seu mecanismo de renderização interno, o EdgeHTML, para aderir ao Chromium. Com código aberto, ele é a potência por trás de concorrentes mais bem-sucedidos, como o Google Chrome. Embora ainda não haja uma palavra sobre uma data oficial de lançamento, a versão beta do novo Edge está disponível desde agosto.