_Espaço

Novo foguete da NASA é reprovado no teste da contagem regressiva

Agência espacial decidiu mover foguete da Artemis 1 para o prédio de montagem para reparos. NASA ainda não divulgou nova data para o teste

Novo foguete da NASA é reprovado no teste da contagem regressiva

Após três tentativas mal sucedidas, a NASA decidiu adiar temporariamente um teste de abastecimento no gigantesco foguete da missão lunar Artemis 1. A agência espacial anunciou no sábado (16) um plano para retirar o foguete da rampa de lançamento e levá-lo de volta ao VAB (sigla em inglês para “Edifício de Montagem de Veículos”).

Nas últimas duas semanas, a agência espacial tentava abastecer o foguete com 700 mil galões de propulsores criogênicos, incluindo hidrogênio e oxigênio líquidos. O teste tem o objetivo de analisar como os sistemas se comportam com o combustível refrigerado, além de treinar as equipes nos procedimentos de um lançamento real.

O ensaio também inclui a execução de várias contagens regressivas simuladas de lançamento. Este é considerado o último grande teste antes do lançamento real.

Como relatado aqui no Gizmodo, os dois primeiros testes apresentaram um ou mais problemas técnicos, incluindo falhas em um sistema de ventilação que pressuriza o foguete e em uma válvula de combustível.

No último dia 12 de abril, foi detectado um novo problema em uma válvula no estágio superior do foguete, porém a NASA decidiu prosseguir com uma nova tentativa de ensaio, mas abastecendo apenas o estágio principal. Na última quinta (14), o terceiro teste de abastecimento foi interrompido quando foi descoberto que o hidrogênio líquido estava vazando em uma linha de abastecimento que vai da torre de lançamento ao foguete.

Inicialmente, uma nova tentativa seria feita na próxima quinta-feira (21), mas a agência decidiu adiá-la e remover o foguete da plataforma de lançamento. Apesar dessas falhas, Jim Free, administrador associado da Diretoria de Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da NASA, afirmou que a prática leva à perfeição e que estava orgulhoso da perseverança e agilidade das equipes envolvidas no ensaio.

“É importante lembrar que estamos praticando agora. A equipe está fazendo um excelente trabalho de aprendizado quando as coisas não saem conforme o planejado e refinando a contagem regressiva para o que está acontecendo na vida real ao abastecer”, disse Free.

Próximos passos da NASA

A volta ao VAB já era programada, porém, como o teste de abastecimento é considerado crítico para o lançamento, ele ainda deverá ser executado em algum momento no futuro. A consequência disso é que o cronograma de lançamento da missão Artemis 1 será atrasado ainda mais – assim como as missões tripuladas seguintes.

A NASA afirma que substituirá a válvula de retenção do estágio superior do foguete SLS (sigla de “Sistema de Lançamento Espacial”). Enquanto isso, equipes devem fazer reparos na linha de abastecimento de hidrogênio da plataforma de lançamento, corrigindo o problema de vazamento.

A agência diz ainda que revisará os cronogramas e opções para realizar um novo teste de abastecimento. A missão Artemis 1 tem o objetivo de testar o foguete SLS e a espaçonave Órion no espaço, realizando uma viagem não tripulada ao redor da Lua. Caso a missão seja bem sucedida, a missão Artemis 2 fará o mesmo percurso, mas com astronautas a bordo. O pouso na Lua não deve ocorrer antes de 2025, durante a Artemis 3.

Sair da versão mobile