_Vídeo

Novo formato de vídeo H.265 ajuda a trazer streaming de conteúdo a redes mais lentas

Streaming de vídeo é o futuro. Bem, já é o presente, mas também é o futuro. E, com o aumento das resoluções, será cada vez mais difícil canalizar todos os dados para a tela que você escolher sem sofrer alguma demora. Felizmente, o novo padrão H.265 foi aprovado pela UIT e está aqui para ajudar. […]

Streaming de vídeo é o futuro. Bem, já é o presente, mas também é o futuro. E, com o aumento das resoluções, será cada vez mais difícil canalizar todos os dados para a tela que você escolher sem sofrer alguma demora. Felizmente, o novo padrão H.265 foi aprovado pela UIT e está aqui para ajudar.

Também conhecido como High Efficiency Video Coding (HEVC), o padrão H.265 deve facilitar o streaming de vídeo em HD e pode tornar viável até mesmo o streaming de UHD (também conhecido como 4K) quando isso se tornar algo mais comum.

Idealmente, novas técnicas de compressão que acompanham o padrão H.265 devem fazer com que o streaming de 1080p exija apenas metade dos bits que são necessários hoje.

Além de facilitar a transmissão de conteúdo em alta definição, o novo padrão também deve tornar mais fácil transmitir vídeo em redes mais lentas, trazendo conteúdo em qualidade mais alta para dispositivos móveis com uma espera de buffering menor.

Mas os efeitos não serão instantâneos. Sim, os decodificadores de software devem chegar muito em breve, mas só vamos começar a realmente obter os benefícios do novo padrão até que ele seja implementado em chips – afinal, queremos a decodificação via hardware.

O H.265 não será capaz de arcar com toda a carga de streaming de vídeo, cada vez mais gigantesca, mas poderá dar uma forcinha. E isso já ajuda muito. [ITU via Engadget]

Imagem por XYZ/Shutterstock

Sair da versão mobile