_Google

Novo Google Assistente realizará tarefas até dez vezes mais rápido com processamento no próprio smartphone

Durante o Google I/O 2019, a empresa mostrou uma nova versão do Google Assistente, que promete executar comandos até dez vezes mais rápido.

Funções do novo Google Assistente

Reprodução

Se você já usou algum assistente, sabe que qualquer requisição leva tempo: você ativa o recurso via algum comando, faz seu pedido, espera o processamento e aí tem uma resposta. Todo este processo pode ser chato e um pouco demorado, pois queremos que as coisas sejam feitas o mais rápido possível. No entanto, agora o Google quer acabar com a latência nesses pedidos graças a uma atualização do assistente da empresa chamada “Next Generation Assistant” mostrada durante o Google I/O, conferência da empresa para desenvolvedores.

Para resumir e usando as palavras do CEO do Google, Sundar Pichai, a próxima geração do Assistente consiste em colocar um “datacenter dentro do seu smartphone”. Segundo o executivo, a empresa conseguiu reduzir de 100 GB de uso de dados para 0,5 GB para o processamento de requisições localmente. Na prática, isso fará com que um comando de voz seja processado no próprio smartphone em vez de mandar informações para a nuvem.

“Com o Assistente rodando no dispositivo, as respostas são dez vezes mais rápidas que atualmente”, disse Scott Huffman, VP de engenharia do Google para Google Assistente, durante o Google I/O.

Durante demonstração no Google I/O foram feitas várias requisições seguidas que não tiveram  nenhum atraso. “Ei, Google, abrir o calendário, abrir a calculadora, abrir fotos, crie um timer de 10 minutos, como está o tempo hoje, me mostre o perfil de John Legend no Twitter, chame um carro do Lyft para o meu hotel, vamos tirar uma selfie.” A sequência de comandos parece louca, mas foi isso que a companhia mostrou. A ideia era mostrar que a nova versão do Assistente poderia lidar com múltiplas tarefas em diferentes aplicativos.

Em outra demonstração, foi mostrado como a nova geração do Assistente vai lidar com a diferenciação entre comando de voz e ditado. Isso pode ser especialmente importante durante a composição de um e-mail. Então, pense que você fez algum comando do tipo “enviar e-mail pra fulano” e começa a ditar a mensagem. Só que no meio dela, é possível falar, por exemplo, “definir assunto do e-mail para férias nos Estados Unidos”.

As promessas do Google são interessantes e precisam ser provadas na prática para vermos qual é a desses comandos na vida real — as apresentações de empresas de tecnologia costumam prometer muito, mas nem sempre entregar. O recurso também chama a atenção, pois pode melhorar a experiência com comandos de voz, ainda mais agora que o Google tem disponibilizado seu assistente em mais aparelhos (inclusive no mercado brasileiro).

Por ora, apenas os smartphones Google Pixel que serão lançados ainda neste ano devem contar com a “Próxima Geração do Google Assistente”.

Modo direção no Google Maps

Enquanto a nova geração do assistente deve demorar ainda para ser lançada, o Google prometeu um novo modo dirigir para quem usa o Google Maps. Ao abrir o app dentro do carro, ele mostrará um painel de ações baseado em dados do Google Calendário . Então, se você tiver um jantar marcado, ele oferecerá um atalho que iniciará a navegação para o local. A integração com outros apps do Google também facilitará ouvir podcasts. Caso a pessoa tenha começado ouvir num alto-falante inteligente e queira continuar escutando no carro, terá lá um atalho para isso.

Outro ponto que deve facilitar a vida dos motoristas é que neste modo, o app facilitará o gerenciamento de chamadas. Então, durante uma rota, caso alguém ligue, o Google Maps perguntará: “chamada de fulano, pretende atender?”. Segundo a demonstração, a chamada não ocupará toda a tela, então será possível controlar todo o processo por voz e continuar vendo na tela o trajeto.

Este novo recurso do Google Maps será liberado mundialmente durante o verão no hemisfério norte, portanto entre junho e setembro.

Sair da versão mobile