O Instagram lançou a versão 6.0 do seu app para Android e iOS, e a principal novidade é a presença de recursos mais avançados de edição de imagem.

Além de tentar consertar uma foto usando um filtro, os usuários também podem mexer em outros atributos da imagem. Depois de fotografar (ou escolher uma foto para ser enviada para a rede social), na tela de escolha de filtros, os usuários encontram agora uma chave inclesa. Toque nela para ativar a edição avançada.

instagram

São ao todo 10 novas ferramentas para sua foto ficar com mais qualidade. Você pode endireitar a imagem (com dois dedos na tela, gire a imagem para entortá-la ou deixá-la reta), e também pode ajustar brilho, contraste, aquecimento, saturação, destaques, sombras, vinheta, tilt shift e nitidez.

Ajustar essas características da imagem é bem simples, e no geral envolve apenas mover uma barra posicionada na parte inferior da tela. O resultado é bem bacana, no entanto, e, apesar de deixar o processo de tirar uma foto e postar para seus amigos um pouco mais trabalhoso, as novas ferramentas farão com que mais fotos de qualidade sejam enviadas. O Instagram conseguiu um equilíbrio em simplicidade e resultado final, oferecendo ao mesmo tempo um recurso acessível para quem não tem muito conhecimento em tratamento de imagens e que também tem um efeito satisfatório na foto final.

De resto, é o mesmo Instagram de sempre: fotos quadradas com efeitos legais. A versão 6.0 do app já está disponível para Android e iPhone. [Instagram]