Uma fabricante chinesa de cases mostra o que parece ser o novo iPhone nas fotos de seus produtos. Parece o modelo 3D que mostramos há algum tempo, com a nova entrada para conector de 19 pinos. Mas seria este um aparelho vindo direto da fábrica da Foxconn?

Estas imagens foram oferecidas ao Gizmodo US a um preço, antes de se tornarem publicamente disponíveis no website da fabricante, e parecem reais. Mas será?

Talvez sim

Esta é uma grande possibilidade. Afinal, não seria a primeira vez que alguém colocou as mãos num modelo não-lançado do iPhone.

Em maio de 2010 – depois que nós publicamos vídeo e fotos exclusivas de um iPhone 4 perdido num bar – surgiu mais outro iPhone 4, desta vez em um site vietnamita. Aparentemente, ele foi contrabandeado de uma fábrica. O mesmo aconteceu depois com o iPod Touch.

Isto aconteceu um mês e meio antes do iPhone 4 ser lançado. Com certeza a Foxconn já estava fabricando o novo aparelho em massa na sua fábrica de Shenzhen quando este vídeo foi publicado. Talvez mesmo em abril, quando nós revelamos o aparelho pela primeira vez.

 

Isto significa que a Foxconn está produzindo o novo iPhone bem antes do seu lançamento, esperado para outubro? Talvez seja cedo demais. Mas já vimos partes do novo iPhone por aí, então é uma possibilidade. E julho está quase acabando, o que daria cerca de dois meses para produzir e distribuir unidades ao redor do mundo no primeiro dia de lançamento.

Considere também que as vendas do iPhone 4S foram menores que o esperado nos últimos três meses. Este foi um ponto dolorido para a Apple durante os comentários da empresa sobre o resultado financeiro do trimestre. Pode ser um bom motivo para trazer o novo iPhone mais rápido ao mercado. Além disso, os rumores de um novo iPhone podem ser um dos fatores, afastando potenciais consumidores que preferem esperar pelo novo modelo.

Então em vez de ter 2 ou 3 meses com vendas menores que o esperado, a Apple poderia adiantar o lançamento do iPhone, talvez para setembro. Para isso, a produção já teria começado.

Talvez não

Por outro lado, este pode ser apenas um protótipo de teste, baseado nas especificações e componentes que já vazaram antes. Talvez seja por isso que as fotos não mostram o iPhone de perto, por exemplo.

E o iPhone mostra o iOS com uma combinação de ícones que inclui a versão antiga do Maps. Isso é estranho.

A fabricante dos cases, a Cool Zone PDA, não respondeu ao meu contato, mas isso não muda muita coisa. Este é o novo iPhone? Só teremos certeza em alguns meses. [Cool Zone PDA]