Um novo modo offline do Gmail foi uma das novidades da plataforma de e-mail do Google anunciadas no Google I/O. A boa notícia é que ele já está disponível.

Antes de explicar o passo a passo, vale ressaltar que o modo offline é especialmente útil para escrever e-mails, arquivar mensagens ou mesmo apagar conteúdos quando não se está conectado à internet. Então, assim que você estiver novamente conectado, ele sincronizará e realizará as tarefas efetuadas durante o tempo offline.

O novo Gmail está entre nós – veja como ativar
Como limpar sua conta de Gmail e começar do zero

São necessárias duas condições para ativar o modo offline. Primeiro, já ter a nova interface do Gmail instalada — para isso, basta ir no ícone da engrenagem no lado direito superior e escolher a opção Conhecer o Novo Gmail (como mostrado na figura abaixo). A segunda é usar a versão 61 do Chrome ou superior.

Para ativar o modo de acesso sem conexão à internet, vá novamente ao menu engrenagem > Configurações. Lá, busque o item Off-line e escolha a opção Ativar e-mail off-line.

A partir daí, você verá algumas opções, como o período que você quer visualizar de mensagens — sete, 30 ou 90 dias [não é possível baixar toda sua caixa de mensagens] — e se você quer manter ou não os dados off-line no computador. Por fim, clique na botão Salvar Alterações.

Mas é bom saber que, para o serviço funcionar offline, você vai precisar deixar o Gmail aberto no Chrome antes de ficar sem conexão. Então, fique esperto com isso.

Pronto. Tá feito. Agora, é só se desconectar, aproveitar o tempo livre que você tiver e analisar aquele monte de e-mails com promoções para escolher o presente para sua namorada/esposa/cônjuge.