_Microsoft

Microsoft cogita dar outro nome ao Internet Explorer para escapar de sua má reputação

O Internet Explorer tem uma longa história, e parte dela não é muito agradável – a idade das trevas do IE6, por exemplo. Ele melhorou bastante desde então, mas o nome não ajuda. Então por que não mudá-lo? A Microsoft pensou nisso também. >>> Você odeia o Internet Explorer? A Microsoft tem um recadinho para […]

O Internet Explorer tem uma longa história, e parte dela não é muito agradável – a idade das trevas do IE6, por exemplo. Ele melhorou bastante desde então, mas o nome não ajuda. Então por que não mudá-lo? A Microsoft pensou nisso também.

>>> Você odeia o Internet Explorer? A Microsoft tem um recadinho para você

Durante uma sessão AMA no Reddit, a equipe da plataforma IE foi promover o Internet Explorer 11 – disponível para Windows 7 e 8 – e, mais importante, foi lidar com as críticas de quem se frustrou por anos com o navegador.

Na verdade, todo esse escárnio envolvendo o IE os obrigou a considerar seriamente um novo nome para ele. Jonathan Sampson, um dos desenvolvedores, explica:

[Alterar o nome] foi algo sugerido internamente; eu me lembro de uma troca de e-mails particularmente longa, na qual inúmeras pessoas debateram o assunto de forma apaixonada. Foram levantadas muitas ideias para nos separar das percepções negativas que já não refletem o nosso produto atual.

E, aparentemente, isso aconteceu há poucas semanas. Sampson terminou a resposta com um misterioso “quem sabe o que o futuro nos reserva”. Então quem sabe ainda possamos ver um navegador da Microsoft com outro nome.

Essa não seria a primeira vez: a empresa abandonou a marca Hotmail porque ela já estava desgastada, mesmo sendo um dos serviços de e-mail mais usados no mundo. Um executivo da Microsoft disse em 2012:

Para algumas pessoas, a pergunta não era: “Eu vou para o Hotmail.com?” Era: “Eu colocaria @hotmail no meu currículo?”. Mas quando se trata de @outlook.com, as pessoas amam a marca.

Sim, eles já têm a campanha Rethink IE, demonstrando o que o navegador pode fazer – sites feitos para o toque, gráficos 3D pesados, remakes de jogos antigos – mas mudar o nome poderia ajudar. O IE está entre os navegadores mais usados do mundo, em primeiro ou segundo lugar (depende de onde você olha).

Por que uma nova Microsoft não pode ter um novo nome para o navegador? Há até quem proponha que ela deveria substituir a marca Windows – por “Surface”, por exemplo – mas vamos dar um passo de cada vez. Qual seria um nome melhor para o IE? [Reddit via Ars Technica]

Sair da versão mobile