Comemorem! Um novo padrão de vídeo MPEG está a caminho. Ele se chama High Efficiency Video Coding e será duas vezes mais eficiente que os padrões atuais. Isso significa baixar filmes duas vezes mais rapidamente. Ou com o dobro da qualidade. O HEVC chega ano que vem.

De acordo com Per Fröjdh, gerente de Tecnologia Visual na Ericsson Research, o novo padrão “poderá ser lançado como um produto comercial no começo de 2013.” Eu me pergunto qual será o primeiro smartphone com decodificação HEVC incorporada à CPU — um iPhone 6 com algum processador A10 da Apple, talvez?

O novo formato será capaz de manter a mesma qualidade dos vídeos mais avançados da atualidade, mas usando apenas metade da banda de Internet. Isso é importante porque “o vídeo é responsável pela vasta maioria de todos os dados enviados pelas redes e essa proporção está crescendo: em 2015, estima-se que ele responderá por 90% de todo o tráfego de redes,” diz Fröjdh.

Mas isso não significa apenas que os fornecedores poderão amontoar mais dados no mesmo espaço usado hoje. Isso também significa que o seu streaming será menos suscetível a falhas e, mais importante, que menos tráfego será exigido enquanto se assiste a um vídeo em seu smartphone ou tablet. Com os planos de dados cada vez mais muquiranas das operadoras, essa é uma ótima notícia.

Para aquelas pessoas que compartilham vídeos grandes *COF*torrent*COF*, a novidade também interessa. Eles poderão baixá-los em metade do tempo ou, se preferirem, o novo formato dobrará a qualidade dos vídeos de alta definição atuais consumindo os mesmos dados usados hoje. Isso poderá resultar em uma experiência melhor ao assistir streamings de filmes em alta definição.

De acordo com Steve Crowley, um white paper da Motorola observa que “a história tem demonstrado que a evolução tecnológica resulta, em geral, em ~10-20% de melhorias na eficiência dos encoders por ano, com a eficiência dobrando a cada 6~8 anos como resultado de reviravoltas tecnológicas.”

Evolução dos CODECs.

Aparentemente chegamos bem a tempo. [Ericsson via Steven Crowley]