_Redes Sociais

Usuários do Reddit conseguiram estragar recurso novo em apenas cinco dias

Site lançou teste beta em que redditors poderiam postar conteúdos em seus perfis como se fossem comunidades

Após lançar uma nova função de perfil social para incríveis três usuários em março, o Reddit finalmente abriu uma versão beta limitada para um grupo seleto (mas significativamente grande) de usuários na semana passada. E levou exatamente cinco dias para eles estragarem tudo.

• Veja o que acontece quando milhares de pessoas batalham para fazer pixel art ao mesmo tempo
• Mais de 560 milhões de senhas foram descobertas em um banco de dados online anônimo

Conforme o Gizmodo escreveu quando a função entrou em funcionamento pela primeira vez (começando com CEO do Reddit, Alexis Ohanian, o usuário Hector Janse van Rensburg e uma página de marca estranha de League of Legends), essas páginas de perfil mais robustas pareciam muito como se o Reddit estivesse começando a testar funções sociais que valorizariam usuários individuais no mesmo nível que as comunidades. Em vez de postar links, textos ou imagens em comunidades específicas, alguns usuários do Reddit agora podem postar em seus próprios perfis, e estes podem ser seguidos por outros, como se fossem comunidades. Mas as páginas de perfil, como em qualquer outra rede social, são comandados pela pessoa que as cria, não por uma equipe de moderação externa.

A mensagem automática do site até informava aos usuários beta que “você acabou de se tornar um moderador de seu próprio perfil. Parabéns!” Isso parece uma decisão questionável para um site que consistentemente tem problemas em definir e reforçar suas regras? Vejamos.

Imagem: Captura de tela

Para ajudar os usuários a descobrirem novos perfis para seguir, o Reddit construiu uma página que mostraria todos os posts de perfil feitos por aqueles no teste beta, limitado a convites: r/ProfilePosts. Como estava imediatamente óbvio, isso efetivamente fez do ProfilePosts um subreddit sem moderação.

Nos cinco dias em que existiu, o ProfilePosts foi abarrotado de spam, críticas ácidas contra a liderança do site e ódio generalizado contra a função de perfis. Alguns usuários viram-na como a “Facebookização” do Reddit e choramingaram, em vez de apenas optar por não usá-la. Outros exploraram a oportunidade de serem completos idiotas.

“Cai fora com esses perfis”, um dos posts mais votados dizia (ao clicar nele, você via o corpo da publicação como “Isso é estúpido”). “Esses perfis do Reddit são idiotas”, dizia outro. Resumindo, além de serem grosseiros, eram posts sem muito esforço, geralmente desencorajando o Reddit e fóruns em geral.

Imagem: Wayback Machine

Desde aproximadamente 18 horas atrás, a página está vazia e provavelmente não vai voltar. Estranhamente, parte das configurações de “privacidade e segurança” para os usuários beta ainda lista o r/ProfilePosts como lugar onde as autopublicações seriam agregadas.

Imagem: Captura de tela

O Reddit não estava disponível para explicar o que aconteceu ou como o site pretende proceder com o lançamento do recurso.

Sair da versão mobile