Por muito tempo, o Twitter foi um aplicativo de rede social 100% gratuito e se consagrou mundialmente nesse formato. Mas uma a plataforma vem com novidades neste final de ano. Foi lançado o Twitter Blue, com bons recursos não disponíveis na versão grátis, porém, pago.

Essa assinatura premium foi testada num primeiro momento na Austrália e no Canadá. E agora entra em mais dois mercados, um deles gigante: Estados Unidos e Nova Zelândia.

“Desfazer”

Um dos principais recursos do Twitter Blue é a possibilidade de desfazer o envio do tuíte após escrever uma mensagem. Quando o usuário clica para tuitar, o aplicativo mostra a opção “desfazer”, de um modo bem parecido com o que acontece no Gmail: pode ser útil naqueles momentos em que você tuita e só percebe que há um erro de português depois que a mensagem já foi publicada. A famosa deletada.

Notícia direcionada

O Tweet Blue identifica as notícias mais compartilhadas por pessoas que compõem a rede de relacionamentos do usuário na rede social e posiciona no topo de seu feed. Um recurso interessante é que usuários iOS e da versão web poderão ler matérias de alguns portais que são pagos, como The Washington Post e The Atlantic, já que parte dos recursos arrecadados com as assinaturas serão pagos a esses veículos jornalísticos. Ainda não existem informações se o Twitter Blue terá parceria com sites de notícias e jornais do Brasil quando estiver disponível por aqui.

“Labs”

Os usuários do Twitter também poderão ter acesso a uma plataforma que permite que testem recursos novos em testes que serão implementados no aplicativo. Qualquer pessoa que tenha assinatura premium terá acesso ao Twitter Blue Labs.

Assine a newsletter do Gizmodo

No Brasil

Aparentemente, os recursos da assinatura premium são bem interessantes, mas não há previsão de quando o Twitter Blue estará disponível no Brasil. Outra coisa importante para ficar de olho é com que preço o serviço será lançado no país, que pode não ser tão atrativo. De acordo com um vazamento da App Store, em maio deste ano, o Twitter Blue pode chegar ao Brasil custando algo em torno de R$ 15,90.