
Novo site de namoro usa histórico de navegação para unir usuários

Esqueça o Tinder! Uma nova plataforma de IA, a Browser Dating, promete usar seu histórico de buscas no Google para encontrar o(a) namorado(a) perfeito(a) para você.
De acordo com o artista e desenvolvedor, Dries Depoorter, a ideia é evitar os perfis super organizados das outras redes. Isso porque, dessa forma, não há como esconder quem você realmente é.
“Em vez de escolher as melhores fotos ou as melhores coisas sobre você, isso mostrará um lado seu que você jamais escolheria”, disse ao Wired. “Você não pode escolher a partir do seu histórico de pesquisa — você precisa enviar tudo.”
Como funciona o site de namoro com histórico de navegação?
Para utilizar o Browser Dating, é preciso baixar uma extensão do Chrome ou Firefox para exportar o histórico de navegação recente e, em seguida, enviá-lo para o site. Porém, os demais usuários não verão todo o histórico dos demais, mas sim um resumo de “fatos divertidos” sobre interesses em comum.
No entanto, os matches não se limitam a isso: os perfis também incluem informações comuns, como idade, localização, gênero e preferência sexual. Por enquanto, ainda não contam com upload de fotos, mas Depoorter pretende mudar isso nos próximos meses.
Ele também quer adicionar um recurso de recomendação que sugere possíveis locais para o primeiro encontro e facilitar a comunicação com um aplicativo.
O ponto negativo, entretanto, é que os usuários ainda têm poucas opções. Afinal, o site ainda conta com apenas cerca de mil usuários desde seu lançamento na semana passada. Não há pagamento de mensalidade, apenas uma taxa de cadastro de € 9 (aproximadamente R$ 57). Além disso, há uma opção gratuita, que limita os indivíduos a cinco matches.
Algumas pessoas também se preocupam com a segurança dos dados, mas Depoorter garante não expor as informações à internet. “Não quero expor nenhum histórico de navegação para outra empresa”, declarou ele.
Ele usa a Firebase, a ferramenta de código aberto do Google para apps de IA, para armazenamento e gerenciamento. O Browser Dating verifica até cinco mil buscas recentes do navegador ou retrocede até onde o histórico de buscas está armazenado, sem exceder o número máximo. Já os dados de sessões no modo anônimo não são carregados.