_Smartphones

O mais novo smartphone norte-coreano parece demais com um iPhone

Aparelho também "pega emprestado" designs e ideias do Samsung Galaxy e do sistema operacional Android

Contemplem: o Jindallae 3. Projetado e fabricado localmente pela norte-coreana Mangyongdae Information Technology Corporation, o novo smartphone é “versátil e muntifuncional” e vem nas cores preto e branco, de acordo com a DPRK Today, agência de notícias patrocinada pelo governo. Ele também se parece exatamente com um iPhone.

• O mais novo tablet norte-coreano tem um nome chamativo: iPad
• A internet da Coreia do Norte tem apenas 28 sites

Com um nome que significa algo mais ou menos como “azaleia”, o Jindallae 3 de fato traz algumas semelhanças muito grandes com dispositivos mais conhecidos projetados na Califórnia. Além do formato fino e do design de hardware minimalista, o software do telefone parece uma versão bastarda do iOS. Alguns dos ícones de aplicativos, por exemplo, são praticamente idênticos aos usados nos dispositivos móveis da Apple (os ícones para apps de telefone, música e fotos não deixam dúvidas).

O norte-coreano Jindallae 3 (à esquerda), comparado com o iPhone 6 (à direita)

Porém, a semelhança tem limites. A metade superior da tela de início do Jindallae é muito parecida com a do Android, e aquele botão home oval parece suspeitamente com o leitor de impressões digitais do Samsung Galaxy. É quase como se os designer da Coreia do Norte tivessem roubado as melhores ideias dos emblemáticos telefones da Apple e da Samsung, apresentando-os como algo novo.

O norte-coreano Jindallae 3 (à esquerda), comparado com o Samsung Galaxy 7 (à direita)

Nada disso, é claro, é especialmente surpreendente. Os fabricantes de tecnologia da Coreia do Norte têm copiado os designs e ideias da Apple há anos. Mais recentemente, o país anunciou um novo tablet chamado de, olha só, IPad. Também tivemos vislumbres de computadores desktop que são praticamente idênticos à versão mais recente do iMac. Essas máquinas, sem dúvidas, rodam o sistema operacional próprio da Coreia do Norte, o Red Star 3.0, que parece basicamente a mesma coisa que o OS X, da Apple. É difícil dizer, no entanto, já que fotos dos clones do iMac são bastante raras. Abaixo, uma foto recentemente publicada pelo DPRK Today.

Foto: DPRK Today / Facebook

É improvável que alguém de fora da Coreia do Norte tenha o privilégio de testar essas tecnologias (você pode baixar a cópia do OS X, embora você provavelmente não devesse). Também não está claro o quão bem o novo Jindallae 3 funciona, já que o DPRK Today não publicou as especificações em sua cobertura bajuladora do supostamente design original. A agência de notícias disse, no entanto, que o telefone tem “um alto nível de conveniência e segurança em comparação com vários tipos de smartphones que foram desenvolvidos no passado”. Agora vai saber qual é o padrão de exigência por lá?

[NK Today]

Imagem do topo: DPRK Today / Gizmodo

Sair da versão mobile