Novo software permite que deficientes visuais imprimam um mapa em 3D para andar pela cidade

Com um software desenvolvido no Japão, será possível imprimir mapas em 3D que ajudarão pessoas com deficiência visual a andarem com segurança pelas cidades.

É bem constrangedor ver pessoas imprimindo direções do Google Maps mesmo quando elas têm smartphones, mas isso fica muito menos ridículo quando esses mapas saem de impressoras 3D e são uma forma de permitir que deficientes visuais caminhem com segurança por uma cidade.

O Órgão de Informação Geoespacial do Japão, responsável por mapeamento e manutenção de dados geográficos sobre o país, lançou um software especial que permite que usuários selecionem e então criem um mapa de uma região específica com ruas e outras informações relevantes que aparecem em destaque.

A agência já trabalha para atualizar os dados de mapas para garantir que recursos como ruas e estradas de ferro sejam facilmente reconhecíveis quando um usuário escolher criar uma versão impressa em 3D. O hardware necessário para produzir tais mapas ainda é proibitivamente caro para a maior parte das pessoas, mas conforme as impressores 3D forem aperfeiçoadas com o tempo, elas inevitavelmente chegarão a um preço comparável às de jato de tinta. E, quando isso acontecer, o software estará ainda melhor, e se tornará uma ferramenta essencial para pessoas com deficiência visual. [The Asahi Shimbun viaDamnGeeky]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas