
Novo update vai deixar Spotify com mais cara de rede social
Nesta quarta-feira (28), o Spotify anunciou um update para aproximar os criadores de podcast e os ouvintes em dispositivos móveis. As atualizações já estão começando a ser implementadas globalmente, de acordo com a empresa.
O que tem no update do Spotify
A fim de ajudar os usuários a acompanhar os episódios de seus podcasts favoritos, o aplicativo reuniu todos eles em um feed “Seguindo” exclusivo. A página irá mostrar todos os lançamentos recentes com fácil acesso da página inicial, junto ao menu de Podcasts.
Além disso, também na home do app, os ouvintes agora poderão descobrir novos programas com mais facilidade. Rolando a página, a plataforma vai oferecer recomendações de podcasts ou episódios para reproduzir ou salvar. Alguns deles, aliás, podem vir com uma breve nota explicando o motivo da sugestão.
Já nas próximas semanas, o Spotify ganhará uma nova seção, “Neste episódio”, a fim de permitir a divulgação de links. Com isso, os podcasters poderão compartilhar com seu público endereços virtuais dentro e fora do app. As recomendações podem ser de outros podcasts, bem como músicas, playlists e audiolivros, por exemplo.
Por fim, o aplicativo quer ainda ampliar as conversas entre criadores de conteúdo e usuários nos comentários. Para isso, eles poderão enviar respostas em tópicos e emojis, controlando a interação através de sua conta no Spotify for Creators. Sendo assim, o criador do seu podcast preferido pode também optar por não utilizar a ferramenta em seu programa ou episódio.
Música brasileira cresce no Spotify
Também nesta quinta, o Spotify revelou que, em 2024, artistas brasileiros geraram mais de R$ 1,6 bilhão em royalties da plataforma. Ou seja, um aumento de 31% em relação ao ano anterior e mais que o dobro dos lucros de 2021. Além disso, mais de 60% dos royalties gerados no Brasil permaneceram locais, e os detentores de direitos autorais brasileiros representaram 84% das faixas do Top 50 Diário do país.
De acordo com a companhia, mais de 25 milhões de horas de música brasileira são transmitidas no país e no mundo diariamente. E mais de 815 milhões de playlists de usuários apresentam artistas brasileiros. A música em português também viu seus royalties crescendo 20% ano a ano e mais que dobrando desde 2021.