_Tecnologia

Até os novos emojis terão lançamento atrasado por causa do coronavírus

Entidade que define novos emojis funciona com vários voluntários; eles decidiram atrasar um pouco a submissão de novas sugestões.

Emojis

Crédito: Sam Rutherford com imagens da Emojipedia

A pandemia do coronavírus tem arruinado o lançamento de tudo, de filmes a novos sistemas operacionais. Mas agora, mesmo algo que tem feito as pessoas se conectarem mais neste período de distanciamento social está enfrentando problemas: emojis.

Em um blog post recente do Unicode Consortium (a organização responsável pela aprovação de novos emojis), o grupo afirma que, devido ao COVID-19, “decidiu adiar o lançamento da versão 14.0 do Unicode Standard por seis meses, de março a setembro de 2021”. O consórcio também acrescentou que esse atraso no lançamento da versão 14.0 também afetará especificações e dados relacionados, incluindo novos emojis.

Infelizmente, o grande impacto desse atraso significa que não poderemos usar o próximo novo conjunto de emojis até o início de 2022; embora o Unicode Consortium possa lançar um novo lote em setembro de 2021, geralmente há um atraso entre quando novos emojis são anunciados e quando realmente estão disponíveis.

Como grande parte do trabalho do Unicode Consortium vem de voluntários, o consórcio foi mais afetado que outras organizações.

Mark Davis, presidente do consórcio, disse num blog post: “Nas circunstâncias atuais, ouvimos dizer que nossos colaboradores têm muito a oferecer no momento e decidimos que isso era do melhor interesse de nossos voluntários e das organizações que dependem do padrão para adiar a data de lançamento. Este ano, simplesmente, não podemos nos comprometer com o mesmo cronograma que cumprimos no passado”.

Pelo lado positivo, o atraso do Emoji 14.0 não afetará o lançamento do novo emoji no Unicode Standard 13.0, que foi anunciado em março e inclui figuras como o castor, o urso polar, tamale e ninja. Espera-se que todos os emojis da versão 13.0 estejam disponíveis no final deste outono.

Há também uma chance de o Unicode Consortium poder lançar novas sequências de emoji como parte do Emoji 13.1. Em vez de depender de caracteres totalmente novos, as sequências de emojis são compostas de figuras já existentes, como criar um emoji de gato preto com o emoji de gato comum, e o emoji do quadrado preto — e não requer a codificação de novos caracteres. Não há garantia se eles incluirão como parte do lançamento Emoji 13.1, mas se o fizeram, poderemos ver algumas noas versões de emojis já existentes em 2021.

O Unicode Consortium diz que vai segurar a data de submissão para novas propostas para o Emoji 14.0 para setembro de 2020, que pode ser o tempo suficiente para alguém pensar em algo que represente a pandemia — embora, esperemos que até lá não precisemos usar mais emojis relacionados a vírus.

Sair da versão mobile