por Bruno Izidro*

No começo dos anos 2000, lembro o choque que foi ver um dos primeiros Dragon Ball Z: Budokai rodando pela primeira vez, com os gráficos em cel shading mostrando uma fidelidade visual ao anime que nunca havia sido vista. Mais de dez anos depois, o jogo dos Sayajins parece um garrancho feio perto de Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 e Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados, certamente os jogos de anime mais bonitos que você jogará nos próximos meses.

Ambos os jogos, produzidos pela Bandai Namco, serão lançados ainda esse ano, mas estavam com demos jogáveis no Sana, o evento de cultura pop que aconteceu em Fortaleza no último fim de semana.

Ultimate Ninja Storm 4 e Alma do Soldados fazem bom uso das máquinas mais potentes para apresentar gráficos que estão cada vez mais fiéis as animações da TV, por vezes até mais bonitos. Porém, após essa primeira boa impressão, o que vi foram jogos que seguem a mesma fórmula de Ultimate Ninja Storm Revolution e Bravos Soldados, os últimos jogos da respectivas séries, que foram lançados em 2013.

Ambos continuam sendo jogos com batalhas em cenários abertos e poderes para todos os lados. Segure um botão (no caso do PS4, o triângulo) para carregar seu Chakra/Cosmos e executar os famosos golpes vistos nos animes. Com o jogo dos Cavaleiros as lutas são um pouco mais simples, de um contra um e – talvez por isso – mais proveitosas, porque quando se chega em Ultimate Ninja Storm 4 e suas lutas de times de três personagens, é comum se perder em meio à quantidade de coisas que estão acontecendo na tela. Não foram poucas as vezes em que nem sabia qual personagem eu estava controlando naquela confusão de explosões e jutsus por todos os lados.

Mesmo sendo muitas vezes tão caótico quanto tentar entender as partidas de Marvel vs Capcom 3, Ultimate Ninja Storm 4 foi o que apresentou, pelo menos na demo, mudanças mais visíveis, como a possibilidade de trocar entre os três personagens do time durante a luta, a barra de vida que não se regenera entre um round e outro e as roupas que vão se deteriorando quanto mais se apanha.

Além disso há, claro, a atualização da enorme lista de personagens que aparecem nas atuais aventuras do Ninja da Folha. Na demo apresentada, as novas formas de Madara e Obito, além da irmã de Hinata que faz participação no recente filme Naruto – The Last, estavam jogáveis. Já em Almas dos Soldados os três cavaleiros de ouro disponíveis na demo (Aioria, Máscara da Morte e Saga) estavam com suas armaduras divinas como visto no atual anime Alma de Ouro.

mascara-da-morte

Chega até a decepcionar um pouco que não haja uma tentativa de inovação maior pela Bandai Namco nos jogos. Por outro lado, isso é até compreensível, já que essa fórmula ainda continua a ser a mais certeira para animar quem é fã das séries. Afinal, um Cólera do Dragão sempre vai empolgar qualquer um que cresceu assistindo a saga dos cavaleiros de Athena na Manchete. Poder controlar Sasuke com o Susanoo em forma completa, como está acontecendo agora no anime, vai deixar todos com mais vontade de jogar.

Fora isso, os jogos também seguirão as histórias dos animes. Alma dos Soldados terá a clássica saga das 12 casas, passando pela saga de Asgard (que era exclusiva do desenho), Poseidon e chegando na de Hades. Ultimate Ninja Storm 4 também mostrará os acontecimentos da atual guerra mundial ninja de Naruto.

Naruto

Pelo que o foi apresentado na demo, Alma dos Soldados e Ultimate Ninja Storm 4 continuam a apostar naquilo que é seguro, com o maior atrativo de serem os primeiros jogos das séries para a atual geração e que trazem uma melhora visual bastante positiva. É possível que isso seja o suficiente para os fãs das obras de Masami Kurumada e Masashi Kisimoto.

Como bônus para os jogadores brasileiros, ambos chegarão com dublagem e legendas em português, com as mesmas vozes dos animes. Para os mais fãs mais puristas, haverá também a opção do áudio original em japonês.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 chegará para PS4, Xbox One e PC (via Steam). Já Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados só estará disponível nos consoles da Sony, PS3 e PS4, além do PC (via Steam). Os dois jogos serão lançados neste segundo semestre, mas ainda sem data específica.


Bruno Izidro foi ao Sana a convite da organização do evento.