No início do ano, a Dell atualizou o XPS 13 com ótimos resultados. Agora, a marca resolveu renovar o restante da sua melhor linha de laptops com os novos XPS 15 e XPS 17.

A Dell diz que o XPS 15 recebeu seu primeiro redesign completo em cinco anos, combinando o design familiar de fibra de carbono e alumínio da linha com um novo display 16:10 (disponível em resolução FullHD ou 4K) em um corpo ainda menor.

O XPS 15 também recebeu novos alto-falantes estéreo com Waves Nx 3D para uma experiência de áudio mais rica. Por dentro, ele suporta até uma CPU Intel Core i9-10885H de 10ª geração, 64 GB de RAM, 2 TB de armazenamento SSD e gráficos Nvidia GTX 1650 Ti.

Notebook Dell XPS 15 (2020)Dell XPS 15

Mas a verdadeira estrela do show é o novo XPS 17, que está retornando oficialmente depois de ter sido abandonado há quase uma década. Para o XPS 17 de 2020, a Dell diz que criou o “menor laptop de 17 polegadas do planeta”, o que não é pouca coisa, considerando que ele pode ser configurado com a mesma CPU Intel Core i9-10885H disponível no XPS 15, mas com uma GPU Nvidia RTX 2060, ainda mais poderosa.

Diferença no visual do notebook Dell XPS antigo e de um novo, muito mais compacto e menos bordasDiferença entre modelo de 2019 e 2020; repare no ganho de espaço do display. Crédito: Dell

Além disso, para garantir que o XPS 17 não sofra grandes limitações térmicas, a Dell projetou um novo ventilador de saída dupla oposta que aumenta a entrada e a saída de ar. Isso é extremamente importante em uma máquina projetada para criadores de conteúdo que trabalham usando laptops. No XPS 15 do ano passado, descobri que suas dimensões elegantes às vezes resultavam em limitação no desempenho quando o hardware era muito exigido.

Portanto, esperamos que, com o novo chassi reprojetado do XPS 15, os componentes atualizados e o novo sistema de ventiladores do XPS 17, a Dell possa obter ainda mais desempenho de seus XPS maiores.

Outro bônus para criadores de conteúdo e designers é que o XPS 15 e o XPS 17 vêm com telas que podem exibir 100% da gama de cores Adobe RGB (94% do DCI-P3), além de suporte a HDR, Dolby Vision e brilho máximo que atinge 500 nits.

Os potenciais compradores também podem escolher entre dois tamanhos de bateria distintos. O XPS 15 oferece bateria de 56WHr ou 86 WHr, enquanto o XPS 17 recebe baterias de 56WHr ou 97 WHr, com o último ficando bem próximo da capacidade máxima permitida pela FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA), que é de 100 WHr.

Ambos também oferecem botões de energia com leitores de impressão digital embutidos e as super pequenas webcams HD e IR que a Dell introduziu no XPS 13. A boa notícia é que a Dell parou de vez com aquela mania de colocar as câmeras abaixo na tela na linha de laptops XPS.

Notebook Dell XPS 17Dell XPS 17. Crédito: Dell

Dito isto, os novos XPS 15 e XPS 17 oferecem praticamente tudo o que você poderia querer em laptops finos e leves com telas grandes. Ambos oferecem inúmeras opções de configuração e, com alto-falantes aprimorados, telas maiores e corpo mais compacto que praticamente todos seus competidores, aguardo ansiosamente pela chance de poder vê-los de perto e testá-los.

O XPS 15 começa a vender nos EUA nesta terça-feira (12) por a partir de US$ 1.300, enquanto o XPS 17 estará disponível no segundo semestre, começando em US$ 1.500.