_Chrome

Novos recursos do Chrome querem ajudar quem abre um monte de abas de uma vez

Chrome agora recarrega abas mais rápido e tem visualizações para conseguir encontrar mais fácil o que já está aberto.

Logotipo do Chrome. Crédito: Mark Lennihan/AP

Crédito: Mark Lennihan/AP

Se há uma coisa que eu mais sinto falta em trabalhar em um escritório, é o monitor extra — apenas pelo fato de que abrir muitas abas era muito mais fácil com mais espaço na tela. Tentei usar uma TV velha nas primeiras semanas de quarentena, mas percebi que estava cansando meus olhos. Se você está trabalhando principalmente em uma tela de laptop minúscula como eu, o Google trouxe um número de recursos que podem tornar a navegação na web muito menos infernal, especialmente se você é o tipo de pessoa que abre muitas abas de uma só vez.

O Google anunciou nesta terça (25) que as guias no Chrome serão carregadas aproximadamente 10% mais rápido. E para os usuários Beta, limitações de recursos de hardware para páginas ociosas estão a caminho. Lidar com a sobrecarga da CPU em sessões com muitas abas não é tudo o que está por vir, no entanto.

De longe, minha nova ferramenta favorita são os grupos de abas, que foram adicionados ao Chrome Beta em maio. Eu sou exatamente o tipo de acumuladora de abas que se beneficiará com essa ferramenta, já que geralmente tenho pelo menos duas janelas separadas com até 20 abas abertas em cada uma. Basicamente, o que isso faz é permitir que você crie categorias distintas em torno de seus hábitos de navegação, permitindo que você crie uma espécie de sistema de arquivamento digital.

GIF: Google Chrome

Para criar um grupo, clique com o botão direito em uma aba e selecione “Adicionar aba ao grupo” e depois “Novo grupo”. Você poderá então nomear uma nova categoria, adicioná-la a uma existente ou selecionar uma cor correspondente. Você também poderá recolher as guias associadas em uma determinada categoria para criar mais espaço.

Outra ferramenta útil (já que muitos de nós continuamos trabalhando remotamente, sem monitores adicionais que aumentariam muito nossa produtividade, né, chefia?) é a capacidade de preencher e salvar PDFs no navegador Chrome. Esse recurso, que o Google diz que será lançado nas próximas semanas, permitirá que você continue de onde parou na próxima vez que abrir um rascunho editado.

GIF: Google Chrome

As visualizações de aba, que são úteis se você tiver várias abertas ao mesmo tempo, também chegarão ao Chrome Beta em breve. Embora você possa atualmente passar o mouse sobre uma guia e ver seu título, as visualizações criarão uma miniatura instantânea — um recurso semelhante ao disponível no Vivaldi, um navegador concorrente que pouquíssima gente usa. Isso também deve ser mais útil para pessoas que trabalham em rascunhos com títulos semelhantes ou com várias abas do mesmo tipo abertas.

GIF: Google Chrome

As abas também ganharão uma nova forma de visualização otimizada para tablets: ao tocar no botão para mostrar abas, aparece uma linha com todos os previews no topo da tela. Isso deve ser bem útil para quem tem laptops 2-em-1. A barra de navegação também vai ajudar você a encontrar abas que já estão abertas — uma ótima notícia para quem vive se perdendo no que já está aberto.

Em outros recursos, o Chrome também ganhou um atalho para criar QR codes para qualquer página. Isso parece ser uma tendência: WhatsApp e Instagram já adotaram recursos parecidos, por exemplo.

Você precisará certificar-se de que atualizou o Chrome para acessar as novas ferramentas. No entanto, como acontece com qualquer nova mudança, o Google observou que “os recursos às vezes demoram até serem implementados em todos os navegadores”. Não sei quanto tempo vai demorar, mas espero que seja logo. Meus olhos precisam disso.

Sair da versão mobile