_Internacional

Espiões americanos tentam criar computador quântico para quebrar criptografia

A NSA, agência americana envolvida no recente escândalo de espionagem, está gastando cerca de US$ 80 milhões tentando criar “um computador quântico para ser usado em criptografia”. O Washington Post publicou detalhes do projeto, de codinome “Penetrando Alvos Difíceis”, com base em documentos fornecidos por Edward Snowden. Eles revelam que “o âmbito geográfico passou de […]

A NSA, agência americana envolvida no recente escândalo de espionagem, está gastando cerca de US$ 80 milhões tentando criar “um computador quântico para ser usado em criptografia”. O Washington Post publicou detalhes do projeto, de codinome “Penetrando Alvos Difíceis”, com base em documentos fornecidos por Edward Snowden.

Eles revelam que “o âmbito geográfico passou de um esforço global para um foco distinto na União Europeia e Suíça”, locais onde a computação quântica está mais avançando. Com o projeto, a NSA quer quebrar todas as formas atuais de criptografia de chave pública, incluindo as usadas ​​em sites seguros, e aquelas que protegem segredos de Estado.

A ideia pode até ser aterrorizante, mas não surpreende muito. A computação quântica é bastante útil quando se requer um grande número de operações para chegar a um resultado – como na quebra de criptografia – então claro que a NSA estaria de olho nisso.

Em vez de bits (zeros e uns), os computadores quânticos usam bits quânticos, ou qubits. Como explicamos antes, eles podem assumir diversos valores ao mesmo tempo. Isso lhes permite conter mais informação e resolver problemas muito difíceis, como quebrar criptografia sofisticada.

No entanto, o computador quântico ainda é um santo graal da inovação tecnológica: até mesmo os melhores cientistas do mundo vêm tendo dificuldades para torná-lo realidade. Como a NSA achou que poderia criar seu próprio computador quântico em segredo, sem a ajuda dos gênios que estão tentando fazer o mesmo?

Só que, segundo o Washington Post, alguns dos melhores físicos do mundo acreditam que a NSA tem a melhor chance de sucesso. Porque se esses caras sabem plantar spyware em 50.000 redes em todo o mundo, roubar metadados de telefone de inúmeras pessoas, se infiltrar nas bases de dados das maiores empresas de internet e até mesmo impedir a criptografia de melhorar, por que eles não conseguiriam criar um computador futurista? [Washington Post]

Sair da versão mobile