A NuTonomy, startup que surgiu no MIT e opera em Singapura, iniciou os testes públicos de uma frota de táxis autônomos. Desde ontem (25), os táxis autônomos começaram a rodar no distrito “1 Norte”, uma área comercial que tem apenas 2.5km quadrados.

• Os primeiros carros autônomos do Uber ganharão as ruas ainda este mês
• O dilema ético que pode ser crucial para o futuro dos carros autônomos

Algumas pessoas foram convidadas a instalar o aplicativo e testar o serviço gratuitamente; ao solicitar uma corrida, os usuários irão entrar em um Renault Zoe ou um Mitsubishi i-MiEV.

Assim como acontecerá com o Uber, as viagens serão supervisionadas por um motorista, que estará pronto para assumir o controle do carro caso algo dê errado. Dados sobre a eficiência do veículo no sistema de rotas e outros problemas serão coletados durante todas as corridas. Além disso, eles querem que os clientes avaliem o app e o trajeto.

A companhia não é famosa, mas vem trabalhando no projeto há três anos com o governo de Singapura. A iniciativa faz parte de um esforço do país de liderar novas tecnologias. Em maio deste ano, o governo fez um investimento de US$ 16 milhões na empresa.

Segundo Doug Parker, executivo da NuTonomy, o objetivo é que 100 veículos estejam rodando pelas ruas de Singapura até 2018.

O Uber também irá iniciar os testes dos seus veículos autônomos, ainda neste mês, na cidade de Pittsburgh (EUA).

[Recode via TechCrunch]