_Componentes

Nvidia GeForce GTX 980M faz laptops chegarem bem perto de desktops em desempenho gráfico

A Nvidia resolveu aproximar o desempenho de desktop e laptop: a nova GeForce GTX 980M oferece 75% da potência de uma placa GTX 980 para desktop.

Um segredinho sujo no marketing de chips gráficos é que, nos laptops, eles nunca serão tão poderosos quanto você imagina. Você acha que vai rodar um jogo em resolução 2K com a GeForce GTX 880M no seu notebook? Que nada! No entanto, isso não é um problema para a GTX 780, feita para desktops.

Mas este ano, parece que a Nvidia resolveu aproximar o desempenho de desktop e laptop: a nova GeForce GTX 980M oferece 75% da potência de uma placa GTX 980 para desktop. Isso significa que você pode jogar Battlefield 4 e Watch Dogs na resolução 2560 x 1440 em configurações ultra. (Isso é muito legal.)

Mesmo que comparada apenas ao modelo do ano passado, a nova GPU móvel tem 1.536 núcleos que proporcionam um grande salto em desempenho. Enquanto a GTX 880M trazia uma melhora de 15% em relação à antecessora, a Nvidia nos diz que a nova GTX 980M oferece um salto de 40% a 50%, em média. E ela ainda consome menos energia, por ser baseada na arquitetura Maxwell mais eficiente.

A GTX 980M – e a GTX 970M, com 1.280 núcleos – são a segunda tentativa da Nvidia em permitir que você possa realmente jogar em um laptop sem deixá-lo conectado à tomada. Com o Battery Boost 2.0, a empresa afirma que você pode jogar por mais de uma hora em configurações altas, mesmo em jogos exigentes como Tomb Raider.

Assim como antes, o Battery Boost diminui artificialmente a taxa de quadros para economizar energia, mas também requer um laptop potente: afinal, não dá para economizar energia reduzindo a velocidade do chip se ele já estiver no limite tentando rodar o jogo.

Além do Battery Boost, você também terá acesso a todas as funcionalidades que a Nvidia anunciou para as placas de vídeos de desktop:

Os novos chips estarão disponíveis a partir de hoje em laptops nos EUA, incluindo os cinco que você vê na imagem abaixo, bem como no MSI GS70, Gigabyte P35 e Clevo P650. [Nvidia Blog]

Sair da versão mobile