_Componentes

Nvidia chama Tegra 3 de “processador de PC” e mostra evolução da plataforma

Você ficou empolgado com o Transformer Prime, né? Provavelmente por causa de seu processador quad-core, o Tegra 3. E para provar que o trata-se de um processador de PC em formato móvel para tablets e smartphones, a Nvidia decidiu exibir todas as evoluções da plataforma — em números e em imagens dos games que estão […]

Você ficou empolgado com o Transformer Prime, né? Provavelmente por causa de seu processador quad-core, o Tegra 3. E para provar que o trata-se de um processador de PC em formato móvel para tablets e smartphones, a Nvidia decidiu exibir todas as evoluções da plataforma — em números e em imagens dos games que estão por vir.

Se o Tegra 2 não o empolgou muito com seus pequenos problemas de renderização e controle de processamento, tudo indica que você pode acalmar com a terceira versão do aparelho: a Nvidia promete 5 vezes mais velocidade do que o antecessor em uso comum e quatro vezes mais velocidade no navegador. Tudo isso gastando gastando menos energia (e prometendo mais duração de bateria) e com uma GPU GeForce com 12 núcleos, prometendo performance gráfica três vezes melhor.

O detalhe da bateria é importante: como já explicamos antes, o Tegra 3 tem um quinto e fantasmagórico núcleo, que lida apenas com algumas atividades básicas e simplesmente deixa os outros quatro núcleos descansando durante o processo. A construção do chip, com 40 nanômetros e dois tipos de silício, também garantem a promessa de 12 horas de duração de bateria rodando um vídeo de 1080p para o Transformer Prime.

Mas e os jogos? Um dos principais pontos de reclamação nos tablets e smartphones com Tegra 2, os games devem melhorar um bocado no Tegra 3. Nos slides da Nvidia, foram demonstrados novos níveis de detalhamento — como água em movimento, cenário modificável e efeitos de movimento mais realistas — e gráficos bem acima do que encontramos hoje no Android Market. Esperamos que eles cheguem à loja em breve, mas o que podemos concluir até então: caso a promessa de performance + economia de bateria se confirme, os tablets e smartphones de 2012 serão computadorezinhos de bolso, finalmente fazendo jus ao termo. Confira abaixo a galeria de screenshots de games exibidos pela Nvidia. [Engadget]

Sair da versão mobile