Tecnologia

Nvidia está na mira de autoridades regulatórias chinesas; entenda

Empresa também enfrenta investigação sobre práticas anticompetitivas nos Estados Unidos
Imagem: Nvidia/Divulgação

A Nvidia está sob investigação na China por supostas violações à legislação antitruste local. O inquérito se concentra em apurar o possível descumprimento de determinações de autoridades regulatórias no processo de aquisição da Mellanox Technologies, concluída em 2020 por US$ 7 bilhões.

Black Friday
Samsung Galaxy Book4 Intel® Core™ 7 150U, Windows 11 Home, 16GB, 512GB SSD, NVIDIA® Ge...
R$ 5.369

Para concluir o processo de fusão, a Nvidia — chefiada por Jensen Huang — precisou concordar em não discriminar e seguir fornecendo unidades de processamento gráfico e dispositivos de rede para companhias na China. No entanto, autoridades chinesas acreditam que a empresa não respeitou os termos.

Esta não é a primeira investigação do gênero contra a Nvidia. Recentemente, o Departamento de Justiça dos EUA iniciou um inquérito contra a empresa. Ela é acusada de supostamente penalizar clientes que não usam exclusivamente seus produtos de hardware.

Além disso, o governo norte-americano acredita que a companhia está atuando ativamente para impedir que seus parceiros busquem outros fornecedores.

A empresa, por sua vez, nega a adoção de práticas anticompetitivas e defende que seus clientes preferem seus serviços ao invés de outros fornecedores em razão da alta qualidade que oferece.

Boom da IA

A Nvidia é a principal fornecedora de chips avançados de inteligência artificial do mundo. Desde o boom da IA, ocorrido no final de 2022, a empresa vem crescendo exponencialmente. Atualmente, está entre as três empresas mais valiosas do mundo, ao lado de Apple e Microsoft.

A empresa enfrenta uma forte queda nas receitas no mercado chinês, um dos mais importantes para seus negócios, em razão das sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos. Uma das medidas implementadas pelo governo dos EUA são restrições relacionadas à exportação de chips para empresas chinesas.

Além disso, o governo americano que impactar o desenvolvimento de mecanismos avançados de inteligência artificial no país e, por este motivo, implementou as restrições. As medidas mais recentes afetam significativamente os planos de pesquisa e desenvolvimento de IA da China.

Pequim, por sua vez, também restringiu a exportação de matérias-primas para a fabricação de chips e semicondutores para empresas norte-americanas. Isso tem contribuído para agravar ainda mais as tensões relacionadas à Guerra Comercial travada entre os dois países nos últimos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas