Um slide vazado, publicado pela Chip Hell, parece mostrar as especificações da próxima geração de processadores móveis da Nvidia. Se o vazamento estiver mesmo correto, então a Nvidia está mais do que tentando alcançar a concorrência – eles podem superá-la.

O vazamento detalha a 4ª geração de processadores Nvidia Tegra, atualmente com o codinome Wayne. Segundo ele, o sistema-em-um-chip usaria arquitetura de 28 nanômetros em seu chip gráfico de 72 núcleos. E o que isso significa em desempenho?

Aparentemente, o poder de processamento gráfico o torna vinte vezes mais potente que o Tegra 2, e seis vezes mais potente que o Tegra 3. Em termos reais, isso significa que, de acordo com o vazamento, ele terá suporte a telas com resoluções de até 2560 x 1600, ou vídeo 1080p a 120Hz. E há até uma menção de resolução 4K (3840 x 2160). 4K! Em dispositivos móveis!

Por sua vez, o processador tem a mesmo configuração quatro-mais-um do Tegra 3: quatro núcleos principais, mais um núcleo secundário para operações que exigem baixa potência (isso economiza energia). Mas provavelmente veremos um CPU mais potente. Inclusive, o vazamento menciona que este será o primeiro chipset móvel da Nvidia a oferecer suporte a USB 3.0.

Fora isso, os detalhes são escassos, mas se o vazamento estiver correto, parece que a Nvidia tem uma arma poderosa para concorrer em 2013 no campo dos smartphones e tablets. [Chip Hell via Mobile Geeks via Engadget]