_Componentes

Nvidia Tegra 4i: chip quad-core para smartphones, desta vez com 4G integrado

Um mês depois de anunciar o processador Tegra 4, a Nvidia traz outro chipset móvel, o Tegra T4i, desta vez com um modem LTE integrado. Ele foi projetado especificamente para uso com smartphones: enquanto o Tegra 4 traz potência pura a phablets e tablets, o Tegra 4i tem um design eficiente e minúsculo. A principal […]

Um mês depois de anunciar o processador Tegra 4, a Nvidia traz outro chipset móvel, o Tegra T4i, desta vez com um modem LTE integrado.

Ele foi projetado especificamente para uso com smartphones: enquanto o Tegra 4 traz potência pura a phablets e tablets, o Tegra 4i tem um design eficiente e minúsculo.

A principal diferença do T4i é o modem integrado LTE i500, disponível apenas como uma atualização opcional para o Tegra 4.

Além disso, o Tegra 4i só tem suporte a resoluções de até 1.920 x 1.200, enquanto o Tegra 4 aguenta uma tela de resolução 3.200 x 2.000 – é mais amigável a smartphones grandes e tablets. Tem mais: o T4i só suporta saída HDMI de 1080p, enquanto o T4 suporta a resolução 4K.

O Tegra 4i tem processador ARM Cortex-A9 quad-core com clock máximo de 2,3 GHz, junto a 60 núcleos no chip gráfico (em vez dos 72 no Tegra 4). A arquitetura da CPU é um pouco mais antiga que o ARM Cortex-A15 usado no Tegra 4, mas a Nvidia diz que trabalhou com a ARM para reajustar este design e torná-lo o “núcleo de CPU mais eficiente e de maior desempenho no mercado”. O T4i também corta um pouco da memória máxima suportada: 2GB, contra 4GB no Tegra 4.

A Nvidia vai mostrar mais do Tegra 4i na semana que vem, durante o Mobile World Congress, em Barcelona. Nós estaremos lá para saber do que o novo chip é capaz. [Nvidia]

Sair da versão mobile