_Tecnologia

O 1º SMS da história é leiloado por quase R$ 700 mil em Paris

SMS de "Feliz Natal" foi trocado entre funcionários da empresa Vodafone, em 1992. Valor arrecadado vai para entidade da ONU

sms

Imagem: Reprodução

O primeiro SMS (mensagem de texto) da história, enviado há quase 30 anos com uma mensagem de “Feliz Natal”, foi vendido nesta terça-feira (21) por 107 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 692 mil, como um Token Não Fungível (NFT) em uma casa de leilões de Paris.

O texto foi enviado no dia 3 de dezembro de 1992, pelo engenheiro Neil Papworthda, da Vodafone, gigante europeia de telefonia.

“Eles estavam no meio dos eventos de fim de ano, então ele enviou a mensagem ‘Feliz Natal’”, disse Maximilien Aguttes, chefe de desenvolvimento da Aguttes Auction House.

A venda de bens intangíveis não é legalizada na França. Segundo Aguttes, a casa de leilões colocou a mensagem de texto em uma moldura digital, exibindo o código e o protocolo de comunicação.

Valor do leilão vai para a ONU

A ideia de transformar o SMS histórico em NFT foi da própria Vodafone. Segundo a empresa, o valor arrecadado no leilão será doado para a Acnur, a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Refugiados.

O autor da mensagem

“Só recentemente disse aos meus filhos que enviei aquela primeira mensagem. Olhando para trás, é mais claro ver que a mensagem de Natal que enviei foi um momento crucial na história do celular”, disse Papworth, em uma entrevista de 2017.

Sair da versão mobile